10/06/2024
Estima-se que, em todo o mundo, mais de 265 milhões de pessoas falem português. Este facto faz com que seja “a língua falada de forma mais vasta no hemisfério sul”, destaca a UNESCO, que reconhece o dia 5 de maio como o Dia da Língua Portuguesa. “O português continua a ser, hoje em dia, uma das maiores línguas de comunicação internacional, com uma forte projeção geográfica”, explica a UNESCO, antes de acrescentar: “E está destinada a crescer”.
Os dados da plataforma Ethnologue são ilustrativos deste crescimento. Em 2005, havia em todo o mundo 188 milhões de falantes – o que implica um aumento de 40% ao longo das últimas duas décadas. Também as projeções têm vindo a confirmar esta tendência. De acordo com os números da UNESCO, é expectável que, até 2050, o número de falantes chegue aos 400 milhões. Em 2100, serão mais de 500 milhões.
Este potencial e riqueza do património linguístico tem levado várias instituições a reforçar a importância da aposta estratégica na língua portuguesa. O diretor do Instituto Guimarães Rosa – organização que promove o ensino da língua portuguesa pelo mundo –, Marco António Nakata, referiu, recentemente, numa entrevista à Agência Lusa, o interesse crescente que existe em várias partes do mundo no estudo do Português. “As atividades culturais, as atividades de ensino de língua portuguesa já acontecem em vários países”, sublinhou.
Desde sua fundação, a NAU assume-se como um projeto inovador em língua portuguesa que tem como missão ser “a plataforma de referência do conhecimento lusófono”. “A NAU serve todos os falantes da língua de Camões por esse mundo fora”, destaca, em entrevista, o gestor da NAU, Pedro Cabral, por ocasião da celebração do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.
Um dos passos mais significativos dados neste sentido realizou-se este ano, com a criação do movimento PortugalX. No âmbito desta parceria com a edX.org, vão ser disponibilizados 60 cursos em português na segunda maior plataforma de MOOC mundial. Desta forma, estima-se que as formações cheguem a mais de 2 milhões de utilizadores oriundos de países de língua oficial portuguesa.
As duas primeiras formações já têm inscrições abertas na plataforma. Pode saber mais sobre o projeto edX.org em: https://www.edx.org/about-us
Categorias
NotíciasSobre um cursoCategorias
ArtigoHumanas e PolíticasCategorias
NotíciasEvento