Notícias
26/11/2021
A Saúde dos Imigrantes no Sistema Nacional de Saúde

São muitas as razões que levam à imigração, como a procura de um novo trabalho ou melhores condições de vida. A mudança é decisiva para enriquecermos os nossos interesses e conhecer um novo país e a sua cultura é uma das maiores mais-valias para o ser humano.
Mas existe o risco constante de nada correr como tínhamos previsto. A instabilidade internacional tem vindo a aumentar com os conflitos sociais e políticos. Estes fatores aumentam os fluxos de migrações e, consequentemente, surgem várias questões quanto ao acolhimento de imigrantes por profissionais do Sistema Nacional de Saúde.
É importante melhorar o acesso aos serviços de saúde para as populações migrantes e facilitar a comunicação através de apoio linguístico e intercultural entre migrantes, auxiliares e médicos.

De modo a derrubar as barreiras de acesso aos cuidados de saúde e adaptar os serviços às necessidades dos cidadãos, a Direção-Geral da Saúde e a Organização Internacional para as Migrações, disponibilizam o curso Migração e Saúde.
O curso tem como objetivo promover a formação dos profissionais de saúde, para uma capacidade de resposta mais reforçada às necessidades das populações imigrantes. Esta formação dá a conhecer os diferentes tipos de migrantes, as suas vulnerabilidades e os seus respetivos direitos e deveres.
Promove uma maior equidade no acesso aos cuidados de saúde e uma maior cooperação intersetorial entre os serviços de saúde e de apoio social.
Ao inscrever-se vai compreender qual o impacto do processo migratório na saúde mental dos migrantes e a importância do trabalho em rede entre os profissionais da área e entidades de apoio social na comunidade.
- Migração e Saúde é uma formação dividida em quatro módulos, com uma duração média de 3 horas cada. No primeiro módulo vai conhecer em profundidade os conceitos de migração e saúde; o meio em que vai explorar o impacto dos movimentos migratórios na saúde dos migrantes e que variáveis sociais a influenciam;
- No segundo módulo, saberá como funcionam os processos de mediação intercultural e qual a sua mais-valia no apoio à integração social. Já no terceiro módulo, vai conhecer os aspectos psicossociais das migrações, explorando técnicas de primeiros socorros psicológicos e encaminhamento para cuidados especializados;
- Por fim, no quarto e último módulo, irá aprender sobre o direito e acesso à saúde em Portugal. Vai saber identificar que constrangimentos alteram este acesso e qual a sua relação com os cuidados de saúde.
O Curso tem uma carga horária total de 12 horas, mas consoante o seu conhecimento poderá fazê-lo em menos tempo.
Para obter o certificado de participação será necessário responder a todos os momentos de avaliação e ter como percentagem mínima 51% de respostas corretas.
Adquira conhecimento sobre os processos de migração, deslocamento e saúde. Participe de 1 de Dezembro a 31 de Maio de 2022: https://www.nau.edu.pt/pt/curso/migracao-e-saude/
Saiba como disponibilizar uma maior equidade no acesso aos cuidados de saúde através do curso Migração e Saúde.