Saltar para o conteúdo
FCCN serviços digitais da FCT
NAU site
  • Ajuda
  • Cursos
  • Programas
  • Notícias
  • Parceiros
  • Espaço AP
  • Você está aqui:
  • Página de entrada
  • Notícias
  • Atribuído o primeiro DOI na NAU a um curso resultante de um projeto de investigação

Atribuído o primeiro DOI na NAU a um curso resultante de um projeto de investigação

Categorias

NotíciasSobre um curso

20/06/2025

Partilhar no FacebookPartilhar no TwitterPartilhar no LinkedinPartilhar por e-mail
O novo serviço da NAU foi anunciado em março deste ano.

A Universidade NOVA de Lisboa é o primeiro parceiro da NAU a ter um MOOC (Massive Open Online Course – Curso Aberto e Massivo Online) resultante de um projeto de investigação com um DOI atribuído. A equipa de curso do Instituto de Estudos Medievais (IEM), unidade de investigação ligada à NOVA FCSH, destaca o sucesso de “Portugal na Idade Média: um reino com municípios democráticos e sem cidades?”, o primeiro produzido pelo Instituto e arquivado há cerca de um mês.

 A formação angariou “mais de 2400 inscritos, distribuídos pela América, África, Europa e Ásia, oriundos de 25 países”, com uma taxa de aprovação que “superou largamente a prevista nos estudos científicos sobre este tipo de formações” – 28%, em comparação com os 5% previstos. “Soma-se agora ser o primeiro MOOC em Portugal e, tanto quanto sabemos, no contexto internacional, a receber um DOI.”, acrescentam. 

“Para além de constituir um reconhecimento da qualidade do trabalho desenvolvido e da capacidade de inovar do IEM, esta atribuição permite-nos - e agora a outras unidades de investigação do universo de língua portuguesa - continuar a prosseguir a sua missão de partilhar e disponibilizar em acesso aberto, gratuito e em português, informação rigorosa, certificada, atualizada e original a diferentes públicos. Estes são elementos fundamentais para construir uma sociedade mais inclusiva e informada e, no caso da História, para combater leituras anacrónicas e apropriações incorretas do passado”, concluem os investigadores Gonçalo Miguel Silva e Adelaide Millan Costa.

Sobre a atribuição de DOIs a MOOCs resultantes de projetos de investigação

O DOI (Digital Object Identifier) é um identificador digital único que garante a referência permanente a documentos ou objetos digitais, independentemente de eventuais alterações nas hiperligações. Utilizado amplamente em publicações científicas, o DOI facilita a citação, o acesso e a rastreabilidade de conteúdos, promovendo a colaboração académica e contribuindo para a valorização e reputação dos autores. 

Produzir um MOOC com base num projeto de investigação constitui uma estratégia eficaz para ampliar a divulgação científica e aumentar o impacto dos resultados obtidos. Ao permitirem alcançar um público vasto e diversificado, promovem a ciência aberta, a transparência e a acessibilidade ao conhecimento. Além disso, é mais uma forma de cumprir requisitos de financiamento relacionados com a disseminação pública e garantem a sustentabilidade dos resultados, que permanecem disponíveis a longo prazo. Quando associado a um DOI, os conteúdos do MOOC tornam-se também facilmente citáveis e reconhecidos, contribuindo para a visibilidade dos investigadores envolvidos e da instituição na qual estão afiliados.

Para garantir a atribuição do DOI, a NAU estabelece um conjunto de requisitos científicos e pedagógicos que devem ser cumpridos. Para saber se o seu curso é elegível para a atribuição de um DOI, contacte-nos através do e-mail suporte@nau.edu.pt e consulte a nossa página de ajuda.

 A NAU é cofinanciada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Publicações relacionadas

Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) lança novo curso online na NAU sobre gestão de coleções digitais

Categorias

EntrevistaSobre um curso

NAU apresenta iniciativa de atribuição de DOI a cursos online na ConfOA 2026

Categorias

NotíciasEvento

Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS) lança novos cursos na NAU para executivos e responsáveis de cibersegurança

Categorias

NotíciasSobre um curso

Outras categorias de artigos

Artes e CulturaCiências da Saúde e da VidaCiências Exatas e TecnologiasCiências Naturais e AmbienteCiências SociaisComunicação e MarketingDireitoEconomia e GestãoFormação e EducaçãoHumanas e PolíticasNotíciasSobre um cursoEntrevistaArtigoEventoSobre a NAUParceiro
Programa de Recuperação e Resiliência República Portuguesa - Educação, Ciência e Inovação Financiado pela União Europeia - NextGenerationEU Compete 2020 Portugal 2020 União Europeia - Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional União Europeia - Fundo Social Europeu
NAU site
Subscrever lista de email (newsletter)Siga-nos no FacebookSiga-nos no Linkedin
NAU
  • Sobre
  • Cursos
  • Como se tornar parceiro
  • Código aberto
  • Acessibilidade
Comunicação
  • Ajuda
  • Notícias
  • Media kit
  • Mapa do site
Legal
  • Termos e Condições
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Política de Certificação
  • Consentimento Newsletter
República Portuguesa - Educação, Ciência e Inovação FCCN - Serviços digitais FCT FCCN - Serviços digitais FCT

© 2026 FCCN-FCT. Todos os direitos reservados.