A arte em contexto de emergência humanitária

Segunda-feira, 19 Julho 2021

Infelizmente, quando ouvimos falar em países como a Síria, o Iémen, o Sudão ou Moçambique, grande parte das vezes é pelas piores razões. Hoje em dia, estas e outras nações espalhadas por todo o mundo estão a atravessar crises humanitárias complexas, dramáticas e profundas, de diferentes naturezas e provocadas pelos mais diversos fenómenos. Situações que invariavelmente deixam um rasto de miséria, de morte, de destruição e não só.

As marcas psicológicas deixadas nas vítimas são um dos grandes problemas causados por estas tragédias, porém, e apesar das suas consequências a longo prazo serem tão reais como as da fome ou da falta de um teto, muitas vezes são postas de lado face à enormidade de outras necessidades por preencher.

É uma questão difícil de abordar, mas cuja resolução é igualmente importante, que pode ganhar as soluções e ajudas mais inesperadas, quando existe solidariedade, criatividade e vontade de ajudar.

Curso Arts, Armed Conflict and Humanitarian Aind da Entidade APECV
Curso Arts, Armed Conflict and Humanitarian Aind da Entidade APECV

Um exemplo de uma solução inusitada para este problema complexo, é a arte. Quando aplicada em contextos de emergência humanitária, o poder transformativo e terapêutico das diferentes formas de arte pode fazer toda a diferença no apoio prestado às vítimas. Pode ser um escape físico para os problemas psicológicos, e um passo importante para a recuperação. Mas para que esta solução seja eficaz e viável, o conhecimento de como e quando a aplicar é fundamental. E é aqui que surge o Curso “Arts, Armed Conflict and Humanitarian Aid”, promovido pela APECV (Associação de Professores de Expressão e Comunicação Visual) – o primeiro curso em inglês promovido através da plataforma NAU.

Uma iniciativa de formação online aberta, gratuita e flexível, destinada a cidadãos que trabalhem ou que pensem trabalhar em projetos de apoio humanitário de cariz artístico, como formadores, educadores, artistas ou pessoas interessadas em arte e em apoio humanitário.

Através de vídeos legendados e de outras ferramentas pedagógicas, o objetivo deste curso é transmitir os conhecimentos necessários à implementação de projetos artísticos de apoio humanitário em contexto de emergência.

Ao longo dos quatro módulos de formação, os participantes vão em língua inglesa entender o conceito de emergência humanitária e vão conhecer algumas abordagens críticas a estas situações, vão aprender a analisar práticas artísticas específicas de abordagem a estes problemas, de cariz de saúde e de educação, e vão também aprender a definir as melhores estratégias e ferramentas a aplicar em diferentes projetos artísticos de apoio humanitário.

Os participantes serão testados através de uma série de questionários e, mediante a conclusão dos mesmos e de todos os módulos com sucesso, no final será atribuído um Certificado Digital Oficial que comprovará os seus novos conhecimentos.

Participe de 15 de Setembro a 25 de Fevereiro de 2021, e descubra o poder transformativo e curativo da arte.

Saiba mais na página do Curso Arts, Armed Conflict and Humanitarian Aid: https://www.nau.edu.pt/en/course/arts-armed-conflict-and-humanitarian-aid/

A NAU

A plataforma NAU é um serviço gerido pela unidade FCCN da Fundação da Ciência e a Tecnologia (FCT)