Categorias
Artigo29/11/2023
E, para saber mais, inscreva-se no curso “Consumidor Ciberseguro”, promovido pelo Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS) na NAU.
A melhor forma de se proteger começa com a criação, registo e armazenamento de evidências sobre todos os passos tomados. Ao guardar emails de confirmação, impressões de páginas visitadas, entre outros passos, será mais fácil reconstituir as ações, garantindo a sua proteção.
Os cartões de crédito temporários são uma forma muito útil de estabelecer limites adequados à compra que vai realizar ou definir um máximo de utilizações. Graças a opções como o MB Way, é possível usar números descartáveis, de utilização única, em cada processo de compra.
A comparação das ofertas de vários sites é uma boa prática não apenas do ponto de vista da literacia financeira. No caso de encontrar uma oferta muito abaixo do preço de mercado, poderá sempre desconfiar de que se trata de uma estratégia para motivar o envolvimento numa ação fraudulenta.
Um passo simples, mas muito importante, consiste na verificação dos contactos da página em que pretende fazer a compra online, verificando se os dados partilhados são atualizados e reais, nomeadamente, o número de contribuinte. Poderá também procurar a política de privacidade da empresa.
Esta é uma dica muito fácil de aplicar. Verifique, na barra de endereço do seu browser, se o link da página é antecedido por um cadeado. Clicar neste ícone vai trazer-lhe mais informações sobre o certificado de ligação segura, e definições de cookies, por exemplo.
É uma máxima muito relevante no mundo da cibersegurança – a utilização de redes públicas e sem cifra implica vulnerabilidades de segurança específicas. Por isso, no momento de fazer compras online, opte sempre por uma rede sem fios em que possa confiar.
Os princípios aplicados às redes wi-fi mantêm-se também nos dispositivos. Deve evitar fazer compras online num computador público, por exemplo, bem como partilhar os seus dispositivos com outras pessoas ou deixá-los sem supervisão. Não se deve também esquecer de manter atualizado todo o software existente no seu dispositivo.
Visto como “uma ferramenta pedagógica atual e inovadora”, o Curso “Consumidor Ciberseguro” é promovido pelo Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS), em parceria com a Direção Geral do Consumidor, com o Centro Europeu do Consumidor, com a ASAE e com o OLX.
Este é um curso aberto, gratuito e flexível, com a duração de 4 horas, destinado a qualquer pessoa que faça ou pretenda realizar compras online em segurança. Ao longo da formação, poderá conhecer o conjunto de Direitos Europeus do Consumidor Online, aprender a identificar sites de comércio online fidedignos e a escolher formas de pagamento seguras. Vai também conhecer as diferentes burlas e fraudes online e aprender a reportá-las.
Categorias
ArtigoArtes e CulturaCategorias
ArtigoEconomia e GestãoCategorias
ArtigoArtes e Cultura