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ArtigoFormação e Educação12/07/2024
“Uma criança, um professor, uma caneta e um livro podem mudar o mundo” . A citação de Malala Yousafzai é uma das frases icónicas no esforço de garantir o acesso democrático à Educação. Ao longo dos últimos anos, tem sido possível observar como a tecnologia pode também desempenhar um papel fundamental nesta missão global.
Para a diretora de um dos comités do Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas, Elizabeth Sálmon, “a educação online potencia a democratização de forma incrível”. A citação resume aquela que tem sido uma das principais mais-valias associadas à ferramentas de EdTech, ao longo dos últimos anos: Facilitar o acesso a novos conhecimentos e competências, através de cursos abertos, massivos e online.
Numa entrevista à Universidade Aberta da Catalunha, Elizabeth Sálmon destaca como a educação online “permite cruzar fronteiras”, que refere como sendo “a grande virtude desta modalidade de educação, “cruzando perfis culturais, políticos, económicos e jurídicos”. “Essa é para mim a grande mais-valia da virtualização da Educação”, reforça a especialista em Direito Público.
A mesma ideia é partilhada por Tim Dunne, no portal da Times Higher Education, que destaca como a educação online “pode ajudar a equalizar o acesso global a um ensino superior de qualidade”. Embora exista um custo elevado para propinas para cursos presenciais principalmente para estudantes internacionais, os estudantes online podem ter um acesso igualitário a estas ofertas educativas, refere o especialista.
Uma das principais razões para este potencial está ligada ao facto das modalidades de educação online serem mais eficazes do ponto de vista dos custos. Num artigo sobre o potencial do e-Learning para a formação profissional, a revista Forbes sublinha como as opções de educação online são “de forma geral, mais vantajosas para estudantes, docentes e equipas de desenvolvimento de cursos”.
A educação online pode mesmo “revolucionar a educação”, ao impactar a forma como pensamos num processo de aprendizagem, destaca o Fórum Económico Mundial. “A pandemia obrigou-nos a redefinir o que realmente significa envolvimento na sala de aula”, destaca o WEF, salientando como as tecnologias digitais podem apoiar a criatividade dos estudantes.
Os dados estatísticos relativos à frequência de cursos online em todo o mundo parecem ilustrar este potencial. De acordo com o portal Statista, entre 2017 e 2024, o valor total de mercado deste sector quase triplicou. De igual forma, a estimativa é que, até 2029, este valor suba outros 40%, chegando aos 259 mil milhões de dólares.
Na Plataforma NAU, acreditamos fazer parte deste movimento, levando novos conhecimentos e aprendizagens a todo o mundo, em particular ao espaço lusófono. Em 2023, quase 100 mil certificados foram emitidos a partir da frequência nos cursos da NAU, um crescimento de cerca de 43% face ao ano anterior.
No início de 2024, a NAU iniciou a sua presença na EdX.org, a 2ª maior plataforma de MOOCs do mundo, através do nome PortugalX. Este processo será um passo fulcral para contribuir para esta missão, levando conteúdos ainda mais além-fronteiras através da possibilidade de chegar a mais de 2 milhões de utilizadores oriundos de países de língua oficial portuguesa. Os dois primeiros cursos encontram-se disponíveis desde o início de maio deste ano e já obtiveram mais de 5000 pessoas inscritas no total, sendo que 400 destas já pediram certificado.
Encontre o curso à medida dos seus interesses e perfil em https://www.nau.edu.pt/cursos
Pode saber mais sobre o projeto PortugalX e os seus cursos em https://www.edx.org/school/portugalx
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