Categorias
EntrevistaSobre um curso25/10/2024
O Instituto Politécnico de Tomar (IPT) planeia lançar novos cursos na plataforma NAU nas áreas das tecnologias durante o ano de 2024 e início de 2025. Estes cursos abrangem temas como a introdução à programação web, CSS, HTML, Javascript, programação mobile e cálculo computacional.
Os principais objetivos destes novos cursos consistem em fornecer aos estudantes os conceitos básicos e fundamentais de programação de computadores, ensinar a utilização de algoritmos para a resolução de problemas simples, capacitar os estudantes na formatação de páginas web utilizando diversas linguagens como CSS, HTML e Javascript.
Estes cursos destinam-se a estudantes, profissionais e entusiastas que pretendam adquirir ou aprofundar conhecimentos nas áreas das tecnologias de informação e programação.
Ao concluírem os cursos, os formandos adquirirão competências necessárias para codificar páginas web e websites com conteúdos estruturados em diferentes linguagens de programação, desenvolver websites interativos, criar aplicações móveis básicas, aplicar princípios de cálculo computacional em problemas práticos, assim como compreender e implementar boas práticas de desenvolvimento web e móvel.
Estes cursos estão intrinsecamente ligados às áreas de formação do IPT, servindo como complemento e reforço para os programas educativos dos Cursos de Técnico Superior Profissional (CTeSP) nas áreas de Informática, Tecnologias e Programação em Sistemas de Informação, Web e Dispositivos Móveis, bem como das Licenciatura em Engenharia Informática e Informática e Tecnologias Multimédia.
Os novos cursos na NAU proporcionam uma oportunidade adicional para os estudantes do IPT aprofundarem os seus conhecimentos e desenvolverem competências práticas nas suas áreas de estudo.
Sim, o IPT tem planos para expandir a sua oferta formativa na plataforma NAU. Está previsto o lançamento do curso “Desenvolvimento sustentável em Turismo”, no seguimento do curso “Turismo Sustentável”, lançado em 2021. E, ainda, o curso de “Técnicas de Escrita Criativa”, uma aposta que visa desenvolver e estimular competências de escrita em diversos estilos.
A iniciativa de produzir cursos na NAU surge no âmbito da estratégia de inovação pedagógica e educação a distância do IPT, impulsionada pelo seu Laboratório de Inovação Pedagógica e Educação a Distância (LIED). Esta decisão alinha-se com o atual Plano de Ação da Presidência em vigor, especificamente na “Área Estratégica 1. Ensino, Inovação Pedagógica e Desenvolvimento da Oferta Formativa”. Os principais objetivos desta iniciativa prendem-se com o aumento da atratividade, relevância e coerência da oferta formativa do IPT, a disponibilização de conteúdos digitais como parte integrante da oferta formativa, o alcance de novos públicos e permitir maior flexibilidade nos momentos de aprendizagem e a promoção da democratização do ensino, melhorando a acessibilidade e inclusão.
A NAU apresenta-se como um parceiro estratégico para o IPT, oferecendo um conjunto de mais-valias, como o alinhamento com a estratégia institucional do IPT, por ser uma plataforma fiável para a disseminação de cursos online, de acesso livre e gratuito que promove a democratização do conhecimento, com um alcance a um público mais vasto e diversificado.
O curso “Introdução à programação: conceitos fundamentais” já teve uma primeira edição bem-sucedida na NAU em 2023, com 1.694 inscrições e uma duração de 60 horas. Os objetivos deste curso incluem conhecer e compreender os princípios básicos da programação estruturada, conceber e analisar algoritmos para a resolução de problemas, implementar e testar algoritmos utilizando fluxogramas ou pseudocódigos, e analisar a complexidade de algoritmos.
Com o lançamento deste curso na plataforma edX.org, através do projeto PortugalX, as expectativas são alcançar um público mais amplo, particularmente em países da língua portuguesa, aumentar a visibilidade internacional do IPT e da qualidade do ensino português, contribuir para a formação de profissionais qualificados em programação a nível mundial e, obviamente, reforçar a posição do IPT como instituição de referências no ensino de tecnologias de informação.
Categorias
NotíciasSobre um cursoCategorias
NotíciasSobre um curso