Categorias
ArtigoCiências Exatas e Tecnologias11/02/2025
Todos os anos, sob o mote “Juntos por uma Internet Melhor”, o Dia da Internet Mais Segura reúne instituições dos setores público e privado de vários países para a promoção do uso seguro e responsável das tecnologias, particularmente entre crianças e jovens.
Em Portugal, a 22.ª edição do Dia da Internet mais Segura assinala-se a 11 de fevereiro no Centro de Congressos de Aveiro, tendo como tema central a Educação para a Cidadania Digital. Com este evento, pretende-se contribuir para a campanha do Ano Europeu da Educação para a Cidadania Digital, que se assinala em 2025, promovida pelo Conselho da Europa, bem como reforçar a importância desta temática para enfrentar os desafios e oportunidades digitais do futuro.
Ser um cidadão digital, no sentido pleno do conceito, implica estar aberto a novas culturas e perspetivas, sabendo utilizar de maneira eficaz e responsável as novas tecnologias, respeitando todos com quem se interage online. A cooperação online e offline tendo em vista criar contributos positivos para a sociedade é outro dos focos, bem como a compreensão, proteção e respeito pelos direitos de todos. A gestão cuidada da informação pessoal é também particularmente relevante.
Tal como no mundo real, um cidadão digital tem deveres e responsabilidades, de maneira a contribuir ativamente para a sociedade, ajudando a tornar o mundo melhor e mais amigável para a geração seguinte.
Partilhamos consigo algumas dicas para que possa ter navegações na Internet mais seguras:
A primeira regra passa por não repetir senhas entre diferentes contas, o que constitui uma má prática de cibersegurança. Para além disso, aposte em combinações de letras maiúsculas e minúsculas, bem como números e caracteres especiais, evitando palavras ou datas óbvias. Poderá ser útil recorrer a um gestor de passwords de confiança, para gerir os seus diferentes acessos.
Este é um conselho com uma vasta aplicação no mundo online. Serve para os momentos em que está prestes a descarregar um ficheiro, carregar num link ou executar uma aplicação. É importanteverificar qual a origem, desconfiando sempre de mensagens urgentes ou ofertas demasiado aliciantes. No que diz respeito à informação online, uma simples pesquisa num motor de busca pode servir para desmascarar uma mentira ou burla.
Esta é uma máxima que, ao ritmo que vivemos a nossa vida online, pode não ser tão óbvia. Toda a informação publicada na web pode ser utilizada para fins maliciosos. A partilha de dados pessoais, moradas, números de telefone ou detalhes bancários devem sempre ser evitadas. Também a partilha de informação muito específica sobre a sua localização também pode ser aproveitada por criminosos.
Este é um pequeno gesto que faz toda a diferença. Manter o seu sistema operativo atualizado é a melhor forma de conseguir dar resposta às ameaças mais recentes. Por essa razão, deve ativar as atualizações automáticas sempre que possível. Escolha um programa antivírus de confiança e mantenha-o sempre atualizado.
As redes públicas (e muitas vezes abertas), muitas vezes disponibilizadas em cafés ou aeroportos, são certamente muito úteis. Contudo, são particularmente inseguras e podem ser utilizadas por cibercriminosos para o roubo de dados ou credenciais. Caso necessite de fazer pagamentos ou de lidar com informação sensível, utilize redes privadas como as móveis ou recorra a uma VPN que encripte a sua conexão.
O mundo digital está em constante transformação. Para estar atualizado sobre os seus benefícios e ameaças, os cursos abertos e massivos online podem ser um bom aliado, caso queira flexibilidade e conteúdos formativos adaptados ao seu ritmo.
O Centro Nacional de Cibersegurança (CNC) promove formações gratuitas na Plataforma NAU focadas na promoção de boas práticas de cibersegurança por parte do cidadão comum. Divididos em três pilares (informação, segurança e dimensão social), os cursos já angariaram, em conjunto, mais de 175 mil inscritos.
A NAU é cofinanciada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
Categorias
ArtigoCiências Exatas e TecnologiasCategorias
ArtigoCiências SociaisCategorias
ArtigoCiências Naturais e Ambiente