Saltar para o conteúdo
FCCN serviços digitais da FCT
NAU site
  • Ajuda
  • Cursos
  • Programas
  • Notícias
  • Parceiros
  • Espaço AP
  • Você está aqui:
  • Página de entrada
  • Notícias
  • “Desenvolvemos, em 2023, 8 novos MOOCs e estamos empenhados em criar mais 8 cursos em 2024”: o testemunho da Escola Superior de Enfermagem do Porto

“Desenvolvemos, em 2023, 8 novos MOOCs e estamos empenhados em criar mais 8 cursos em 2024”: o testemunho da Escola Superior de Enfermagem do Porto

Categorias

ParceiroNotícias

16/02/2024

Partilhar no FacebookPartilhar no TwitterPartilhar no LinkedinPartilhar por e-mail
Foi com o projeto ECare-COPD, que pretendia impactar como se lida com a Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica através de cursos online, que a Escola Superior de Enfermagem do Porto integrou a lista das entidades parceiras da NAU, em 2018.

Os responsáveis desta instituição respondem, agora, a algumas perguntas sobre como tem sido potenciar o conhecimento em Saúde, através de MOOCs - Massive Open Online Courses na NAU.

Qual a razão que vos levou a estabelecer uma parceria com a NAU?

Procurávamos uma plataforma que não só albergasse os nossos cursos, mas que também nos permitisse gerir tudo num só lugar, garantindo uma experiência de aprendizagem integrativa para os estudantes.  

A NAU parecia ter tudo de que precisávamos: era o lugar perfeito para centralizar a gestão da aprendizagem e ainda nos dava apoio na criação de conteúdo.

Como avaliam o trabalho realizado até agora?

Desde que lançámos o projeto ECare-COPD, temos estado numa constante maratona de criação e inovação.  

Posteriormente, com a chegada de 2020 e a pandemia da COVID-19, decidimos desenvolver o MOOC Ecare-COVID19, centrando-se no diagnóstico e tratamento da COVID-19. A aceitação deste MOOC pelo público superou as nossas expetativas. Ficou claro que conseguimos não só aumentar significativamente o conhecimento dos participantes sobre a COVID-19, como também reforçar a confiança na eficácia do ensino à distância.  

Estes resultados inspiraram-nos a expandir e diversificar a nossa oferta formativa. Agora, com os olhos postos no futuro, desenvolvemos, em 2023, 8 novos MOOCs e estamos empenhados em criar, pelo menos, mais 8 novos cursos em 2024. 

Com um foco especial nos desafios globais de saúde, este caminho que estamos a trilhar é apenas o início de uma jornada mais ambiciosa, que procura levar a formação e capacitação dos profissionais de saúde a um novo patamar, sempre focado na excelência e na inovação.

Qual pensam que será o impacto de soluções como a NAU no setor da educação?

Nas últimas décadas, temos testemunhado como o digital tem impactado a educação. Este avanço em direção a uma pedagogia renovada é essencial para refazer o quadro educativo, incentivando espaços de aprendizagem que abracem métodos e tecnologias de vanguarda.  

Quanto ao impacto de iniciativas como a NAU no setor educativo, ao disponibilizarem ferramentas que permitem personalizar o processo de aprendizagem e introduzir métodos de ensino inovadores, estão a alargar o acesso a uma educação de qualidade e a promover uma maior democratização do conhecimento e do ensino.

As expetativas são elevadas no que concerne à NAU e à recém-criada PortugalX, antevendo uma nova fase do ensino massivo em português.

Quais são algumas das mais-valias que a tecnologia está a trazer ao mundo da Educação?

Tem-se colocado a nu o poder que a tecnologia transporta para derrubar barreiras físicas e mentais. Este aspeto é crucial, pois oferece oportunidades de aprendizagem a quem, de outra forma, poderia não ter acesso a elas. 

Além disso, a capacidade de personalizar a experiência de aprendizagem, ajustando-se ao ritmo e às necessidades de cada um, representa um salto qualitativo no ensino. Por outro lado, a adoção de ferramentas pedagógicas inovadoras, como a gamificação, tem permitido melhorar os processos de aprendizagem baseada em problemas e, ainda, motivado o formando a tomar decisões informadas. 

Por fim, estas tecnologias visam, também, o desenvolvimento de competências fundamentais, conceptuais, técnicas e digitais imperiosas no século XXI.   

Qual o papel das soluções digitais como os MOOCs no Ensino Superior?

No panorama do Ensino Superior, a tendência crescente para incorporar ferramentas digitais é inexorável e reflete a adaptação necessária às exigências do século XXI. De facto, as plataformas de disponibilização de MOOC não serão já meros complementos ao ensino tradicional. Pelo contrário, representam uma evolução crucial, alargando o acesso à educação e democratizando o saber à escala global. 

Os MOOC desempenham, também, um papel crucial na atualização contínua dos profissionais, respondendo à necessidade de aprendizagem ao longo da vida. Por fim, a sua integração no Ensino Superior estimula a inovação pedagógica, tema emergente dos dias de hoje. Através da experimentação de novas metodologias de ensino e aprendizagem, como a aprendizagem baseada em projetos, as instituições têm agora a possibilidade de renovar e enriquecer os seus currículos, preparando melhor os seus estudantes e formandos para os desafios do futuro. 

A entidade conclui, referindo que “o desenvolvimento de cursos de alta qualidade requer um investimento significativo em tecnologia, design instrucional e produção de conteúdos. Encontrar modelos de financiamento que permitam oferecer estes cursos de forma gratuita ou a um custo reduzido, sem comprometer a sua qualidade, é um desafio que as instituições continuam a enfrentar”.

“Neste enquadramento, a recente criação da iniciativa PortugalX será uma experiência piloto fundamental para aferir a viabilidade económica deste modelo de criação de conteúdos formativos que importa testar”, reforça.  

Alguns cursos da Escola Superior de Enfermagem do Porto na NAU:

Prevenção da infeção nos cuidados de saúde: precauções básicas e isolamento

OrganizaçãoEscola Superior de Enfermagem do Porto
Código do cursoPICSPBI
Data do curso Arquivado
O curso completo pode ser efetuado sem custos.

Infeção Associada aos Cuidados de Saúde: Abordagem Geral

OrganizaçãoEscola Superior de Enfermagem do Porto
Código do cursoIACSAG
Data do curso Arquivado
O curso completo pode ser efetuado sem custos.

Estratégias Promotoras de Saúde no Trabalho

OrganizaçãoEscola Superior de Enfermagem do Porto
Código do cursoEPST
Data do curso Arquivado
O curso completo pode ser efetuado sem custos.

Publicações relacionadas

Atribuído o primeiro DOI na NAU a um curso resultante de um projeto de investigação

Categorias

NotíciasSobre um curso

«Sendo a edX.org a segunda maior plataforma de aprendizagem online do mundo, a parceria estabelecida foi um passo natural»: a opinião da Universidade NOVA de Lisboa sobre o PortugalX

Categorias

EntrevistaParceiroSobre um curso

«Sempre foi uma preocupação da Universidade do Porto promover a partilha além-fronteiras de conhecimento produzido na instituição»: a retrospetiva do 1º curso da NAU na edX.org

Categorias

EntrevistaParceiroSobre um curso

Outras categorias de artigos

Artes e CulturaCiências da Saúde e da VidaCiências Exatas e TecnologiasCiências Naturais e AmbienteCiências SociaisComunicação e MarketingEconomia e GestãoFormação e EducaçãoHumanas e PolíticasNotíciasSobre um cursoEntrevistaArtigoEventoSobre a NAUParceiro
Programa de Recuperação e Resiliência República Portuguesa - Educação, Ciência e Inovação Financiado pela União Europeia - NextGenerationEU Compete 2020 Portugal 2020 União Europeia - Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional União Europeia - Fundo Social Europeu
NAU site
Subscrever lista de email (newsletter)Siga-nos no FacebookSiga-nos no Linkedin
NAU
  • Sobre
  • Cursos
  • Como se tornar parceiro
  • Código aberto
  • Acessibilidade
Comunicação
  • Ajuda
  • Notícias
  • Media kit
  • Mapa do site
Legal
  • Termos e Condições
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Política de Certificação
  • Consentimento Newsletter
República Portuguesa - Educação, Ciência e Inovação FCCN - Serviços digitais FCT FCCN - Serviços digitais FCT

© 2025 FCCN-FCT. Todos os direitos reservados.