Saltar para o conteúdo
FCCN serviços digitais da FCT
NAU site
  • Ajuda
  • Cursos
  • Programas
  • Notícias
  • Parceiros
  • Espaço AP
  • Você está aqui:
  • Página de entrada
  • Notícias
  • «Sempre foi uma preocupação da Universidade do Porto promover a partilha além-fronteiras de conhecimento produzido na instituição»: a retrospetiva do 1º curso da NAU na edX.org

«Sempre foi uma preocupação da Universidade do Porto promover a partilha além-fronteiras de conhecimento produzido na instituição»: a retrospetiva do 1º curso da NAU na edX.org

Categorias

EntrevistaParceiroSobre um curso

16/06/2025

Partilhar no FacebookPartilhar no TwitterPartilhar no LinkedinPartilhar por e-mail
“Iniciação à Língua Portuguesa” foi o primeiro curso da NAU disponibilizado na edX.org, através do PortugalX. Em entrevista à equipa de curso, revisitamos o seu impacto, cerca de um ano depois do seu lançamento.

#1 A Universidade do Porto foi a primeira parceira da NAU a lançar um curso na edX.org, através do projeto PortugalX. O que motivou este passo?

A principal motivação para a Universidade do Porto se lançar nesse desafio foi, sem dúvida, a projeção internacional que a participação na edX.org nos permite alcançar - falamos de uma das mais reconhecidas plataformas de MOOCs (Massive Open Online Courses - Cursos Abertos e Massivos Online) a nível global. Sempre foi uma preocupação da Universidade do Porto promover a partilha além-fronteiras de conhecimento produzido na instituição, respondendo a um dos principais vetores de atuação das Instituições de Ensino Superior (IES) na atual sociedade: a promoção da inclusão e da formação ao longo da vida. Sermos os pioneiros no projeto PortugalX reforçou a nossa presença no panorama internacional, e reiterou o nosso compromisso com a inovação educativa, bem como o uso de tecnologias digitais no ensino e aprendizagem.

#2 O curso lançado foi “Iniciação à Língua Portuguesa”. Quais os objetivos do curso e as necessidades identificadas para o seu lançamento na edX.org  - após uma primeira edição na Plataforma NAU?

Um dos principais objetivos ao lançar o curso na edX.org foi ampliar a audiência do curso, internacionalizando-o um pouco mais, uma vez que esta plataforma permite alcançar uma maior diversidade de participantes, incluindo aqueles que possam estar fora da área de atuação da Plataforma NAU. Ao ganhar maior visibilidade, o curso adquiriu também certificação reconhecida globalmente, o que poderá ter aumentado a sua atratividade.

#3 Ao todo, o curso angariou cerca de 5 mil inscrições, 347 em modo Verified (inscrições com acesso à certificação paga).  Como interpretam estes resultados? O que impulsiona as inscrições?

Em 2023, segundo a Organização Mundial de Turismo, Portugal era o 15º mercado recetor de turistas; na Universidade do Porto, todos os anos, recebemos cerca de 3.700 estudantes estrangeiros, de 146 diferentes países do mundo. Não tendo estudos que o comprovem esta correlação com o nosso curso, é inevitável não associarmos o crescente interesse pela Língua Portuguesa a fatores como o turismo, emigração, o crescente número de nómadas digitais que escolhem Portugal para viver e, claro, o crescente número de estudantes internacionais nas IES portuguesas. Para além disso, e olhando mais para as inscrições com acesso à certificação paga, o domínio de diferentes idiomas é atualmente uma competência valorizada - e por vezes até exigida - no mercado de trabalho ou em ambiente académico. O facto destas pessoas terem o certificado do curso de "Iniciação à Língua Portuguesa" serve de validação da sua capacidade para lidar pelo menos com situações correntes no seu dia-a-dia em países nativos da língua portuguesa.

#4 Desde a primeira edição na Plataforma NAU, o curso teve alguma modificação?

Sim. A cada nova edição do curso, a equipa docente faz uma revisão atenta dos conteúdos pedagógicos, visando a melhoria continua. Essa revisão tem por base incorreções ou gralhas que vão sendo detetadas quer pela equipa docente, quer pelos participantes, e também pelo feedback obtido no questionário de satisfação que é disponibilizado aos participantes no final do curso. 

#5 Qual foi o esforço aplicado para a transição do curso da NAU para o edX.org?

Tecnicamente, falamos do mesmo sistema de gestão de aprendizagem, pelo que esforço de transição para este caso concreto não foi muito elevado. Claro que o facto de o MOOC já cumprir a maioria dos requisitos na edX.org facilitou este processo. O esforço maior passou pela adaptação a uma nova interface, bem como na readaptação de alguns elementos do curso às normas/guidelines definidas pela edX.org.

#6 Que feedback receberam por parte dos formandos?

O feedback dos formandos foi bastante positivo, quer o que fomos recebendo de forma mais informal (pela participação nos fóruns ou até no esclarecimento de dúvidas), quer pela análise do questionário de satisfação aplicado no final do curso. A maioria dos participantes que responderam ao questionário (95%) refere que gostou do curso, sendo que 81% reconhece que aprendeu bastante e 90% recomendaria o curso a amigos. As três principais motivações apresentadas para a participação na formação foram: “Aprender ao meu ritmo e de acordo com as minhas disponibilidades de tempo”, “Melhorar os meus conhecimentos de português” e “Aprender uma língua nova”. Ao nível dos conteúdos, o recurso a legendagem dos vídeos e o formato de minissérie foram vistos como úteis à aprendizagem.

#7 Quais as mais valias que veem na parceria com a Plataforma NAU? E, também, na edX.org?

As principais mais valias assentam na projeção e visibilidade a nível nacional na NAU e internacional a na edX.org. Ambas as plataformas permitem-nos expandir a nossa oferta educativa informal a outro tipo de público e a outros países, e sem necessidade de investimento maior em infraestrutura. Estas parcerias permitem às IES, nomeadamente à U.Porto, contribuir de para a criação, partilha e acesso equitativo a recursos educativos e aprendizagens de qualidade.

#8 Existem planos futuros para novos cursos na Plataforma NAU? E na edX.org através do PortugalX?

Temos, de momento, um grupo de docentes a desenvolver uma ideia para um MOOC sobre estudos utópicos, mas ainda numa fase embrionária. A plataforma de destino, caso se venha a concretizar, será a NAU. Em relação à edX.org, temos uma ideia para um MOOC que gostaríamos de desenvolver - estamos a tentar captar docentes para a implementar connosco - mas apenas podemos adiantar que se relaciona com turismo.

Publicações relacionadas

«Mais do que uma questão individual, as barreiras linguísticas em saúde são uma questão coletiva»: novo curso da Universidade NOVA de Lisboa aborda a tradução através de Inteligência Artificial em contexto de cuidados de saúde

Categorias

EntrevistaSobre um curso

Atribuído o primeiro DOI na NAU a um curso resultante de um projeto de investigação

Categorias

NotíciasSobre um curso

«Sendo a edX.org a segunda maior plataforma de aprendizagem online do mundo, a parceria estabelecida foi um passo natural»: a opinião da Universidade NOVA de Lisboa sobre o PortugalX

Categorias

EntrevistaParceiroSobre um curso

Outras categorias de artigos

Artes e CulturaCiências da Saúde e da VidaCiências Exatas e TecnologiasCiências Naturais e AmbienteCiências SociaisComunicação e MarketingEconomia e GestãoFormação e EducaçãoHumanas e PolíticasNotíciasSobre um cursoEntrevistaArtigoEventoSobre a NAUParceiro
Programa de Recuperação e Resiliência República Portuguesa - Educação, Ciência e Inovação Financiado pela União Europeia - NextGenerationEU Compete 2020 Portugal 2020 União Europeia - Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional União Europeia - Fundo Social Europeu
NAU site
Subscrever lista de email (newsletter)Siga-nos no FacebookSiga-nos no Linkedin
NAU
  • Sobre
  • Cursos
  • Como se tornar parceiro
  • Código aberto
  • Acessibilidade
Comunicação
  • Ajuda
  • Notícias
  • Media kit
  • Mapa do site
Legal
  • Termos e Condições
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Política de Certificação
  • Consentimento Newsletter
República Portuguesa - Educação, Ciência e Inovação FCCN - Serviços digitais FCT FCCN - Serviços digitais FCT

© 2025 FCCN-FCT. Todos os direitos reservados.