No final deste MOOC, espera-se que os formandos sejam capazes de:
1. Identificar o vínculo que pode estabelecer-se entre as interpretações dos historiadores e as suas ideologias políticas.
2. Dominar as várias interpretações sobre a origem dos concelhos medievais.
3. Demonstrar conhecimento sobre a evolução dos concelhos ao longo da Idade Média.
4. Reconhecer a variabilidade de comunidades que se reúnem sob a designação de mundo urbano português medieval.
5. Dominar os conceitos chave de interpretação atual acerca dos concelhos e das cidades no reino português, na Idade Média.
6. Conhecer a representação da cidade no imaginário medievo.
Este MOOC integra-se numa linha de cursos massivos implementados pelo Instituto de Estudos Medievais da NOVA FCSH, cujo objetivo se centra em questionar e desconstruir equívocos e anacronismos generalizados acerca da Idade Média. O nosso propósito é o de disponibilizar um conjunto de conteúdos atualizados e de interpretações certificadas sobre temáticas da Idade Média, estabelecendo uma ponte entre a investigação historiográfica e todos quantos se interessem ou visem saber mais sobre esta época. Este curso em específico foca-se na ideia de democracia nos concelhos e na ausência de cidades no reino português. Esta formação permitirá não só verificar se os concelhos foram espaços de democracia, mas também explicar a organização e o funcionamento dos municípios e a comunicação política entre estes, a coroa e os senhores. Dá também a conhecer como eram as vilas e cidades no período medieval, as diferentes hierarquias urbanas do reino e a visão do Homem medievo sobre o mundo urbano.
O MOOC divide-se em dois módulos, cada um deles organizado em três secções com três unidades cada uma.
O curso destina-se a docentes do ensino básico e secundário e a profissionais associados ao turismo cultural e às indústrias criativas, assim como a funcionários autárquicos e técnicos de instituições culturais ligadas ao património, como museus ou arquivos. Dirige-se também a estudantes do ensino superior e investigadores das áreas da História, Arqueologia, Antropologia, Museologia, entre outras. O MOOC cativará ainda a curiosidade e o interesse de um público mais alargado, empenhado em aprofundar e atualizar o seu conhecimento sobre a Idade Média, em particular a herança medieval das suas localidades.
A avaliação será efetuada no final de cada secção através da realização de quizzes de escolha múltipla.
Para obter o Certificado de Participação terá de ter uma classificação igual o superior a 50%.
Categorias
Categorias
Você tem o direito de:
De acordo com os termos seguintes: