Saltar para o conteúdo
FCCN serviços digitais da FCT
NAU site
  • Ajuda
  • Cursos
  • Programas
  • Notícias
  • Parceiros
  • Espaço AP
  • Você está aqui:
  • Página de entrada
  • Notícias
  • A nova educação cooperativa

A nova educação cooperativa

Categorias

Sobre um curso

09/03/2022

Partilhar no FacebookPartilhar no TwitterPartilhar no LinkedinPartilhar por e-mail
O primeiro curso com acreditação pelo CCPFC está agora disponível na NAU.

Porque se deve inscrever?

Sofremos transformações constantes nos métodos de trabalho e é evidente que capacitar e acrescentar habilidades aos colaboradores traz vantagens competitivas para qualquer organização.

A transição digital acompanhou o ensino e o curso promovido pelo Centro de Formação de Associação de Escolas Gaia Nascente e acreditado pelo CCPFC, dá-lhe a conhecer práticas pedagógicas inovadoras que cruzam ambientes digitais com os métodos de ensino convencionais, o que resulta numa aprendizagem cooperativa. 

Mais do que um mero local de transmissão de conhecimentos, a Escola é um espaço de promoção do desenvolvimento pessoal. Nessa missão, a inclusão ocupa um papel central para o exercício de uma cidadania plena, ativa e interventiva na sociedade atual - capacidades que ganham importância redobrada, face aos desafios do mundo globalizado.

É nesse sentido que organizações internacionais como a OCDE, a UE ou a UNESCO apontam a cooperação como uma das ferramentas indispensáveis para alcançar um desenvolvimento integrado de crianças e jovens. Simultaneamente, a utilização de ambientes digitais em práticas pedagógicas tem revelado excelentes resultados neste particular.

As inscrições para o  curso Comunidades Cooperativas de Aprendizagem, Inclusão e Ambientes Digitais estão disponíveis por tempo limitado, em nau.edu.pt. Vai adquirir práticas pedagógicas inovadoras que utilizam recursos digitais e trabalho cooperativo para promover a inclusão e o sucesso escolar.

Segundo o Diretor do CFAE Gaia Nascente, Carlos Silva, este curso surge para satisfazer positivamente três objetivos: “a importância da aprendizagem suportada nas Comunidades Cooperativas e a sua introdução nas salas de aula como metodologia privilegiada; a educação inclusiva como alicerce de um processo de ensino de aprendizagem para todos e as potencialidades dos ambientes tecnológicos na educação”.

Tendo em conta este contexto, o curso pretende partilhar práticas pedagógicas que resultarão na rentabilização da atenção dos estudantes durante as aulas e na promoção do sucesso escolar. Estas técnicas assentam em conceitos como colaboração, comunicaçãoe inclusão, através da criação de ambientes cooperativos e digitais. 

O Centro de Formação de Associação de Escolas Gaia Nascente desenvolveu este curso para todos os interessados na área, com especial enfoque nas carreiras dos Professores do Ensino Básico e Secundário.

Qual o valor acrescentado deste curso para profissionais da área da educação?

Referenciais curriculares na melhoria da qualidade das aprendizagens e da inclusão

  • Apropriação dos referenciais curriculares: Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (PASEO), Aprendizagens Essenciais (AE), Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania (ENEC).

Dinâmicas de trabalho e práticas pedagógicas cooperativas e colaborativas

  • Operacionalização dos referenciais curriculares através de práticas pedagógicas atrativas, motivadoras e inclusivas, com suporte legal nos Decretos-Leis n.º 54 e 55/20218, 6 de julho, tendo em conta a tecnologia educativa ao serviço da pedagogia.
  • Apresentação do modelo pedagógico da Aprendizagem Cooperativa como uma medida pedagógica inclusiva e eficaz promotora do sucesso educativo.
  • Incorporação da Realidade Aumentada, da Inteligência Artificial e outros recursos digitais como auxiliares das práticas pedagógicas inovadoras.

Avaliação para e das aprendizagens com recurso ao digital

  • Distinção entre avaliação para as aprendizagens e avaliação das aprendizagens.
  • Processos diversificados de recolha, tratamento e utilização de informação com recurso ao digital, mobilizando-os para fins formativos e sumativos.
  • Garantir a Inclusão: modelo de intervenção e recursos organizacionais
  • Compreensão do enquadramento do Decreto-Lei n.º 54/2018 e as mudanças que implica na organização da escola, na tomada de decisões e na ação educativa:
  • O papel da Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva; 
  • A organização da resposta educativa na escola - determinação da necessidade de suportes à aprendizagem e à inclusão;
  • A organização da resposta educativa para os alunos com adaptações curriculares significativas;
  • O papel dos Centros de Apoio à Aprendizagem e a utilização de estratégias promotoras da participação de todos os alunos.

Objetivos de aprendizagem

No final deste curso, será capaz de:

  • Formular estratégias pedagógicas, inovadoras e promotoras das competências digitais;
  • Realizar atividades com tecnologias digitais em diferentes modalidades de ensino;
  • Saber mais sobre a partilha e a utilização crítica das tecnologias digitais;
  • Conhecer formas de integrar meios digitais e estratégias cooperativas na prática pedagógica, promovendo a participação de todos os alunos.

Com 25 horas de duração divididas em quatro módulos, já sabe que pode realizar o curso ao ritmo individual desejado, assim como todas as formações da Plataforma NAU, disponíveis em formato MOOC.

Sendo uma formação acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua (CCPFC), esta formação terá relevância na sua progressão de carreira. 
Foi construída pela Equipa da NAU, a par com os seguintes elementos da entidade responsável: Dra. Sónia Moreira (Assessora para a Autonomia e Flexibilidade Curricular), Dra. Paula Maia (Formadora na área da educação inclusiva) e Dr. Miguel Macedo (Embaixador digital para o Plano de Transição Digital das Escolas).

Comunidades Cooperativas de Aprendizagem, Inclusão e Ambientes Digitais

OrganizaçãoCentro de Formação de Associação de Escolas Gaia Nascente
Código do cursoCCAIAD
Data do curso Arquivado
O curso completo pode ser efetuado sem custos.

Publicações relacionadas

«Mais do que uma questão individual, as barreiras linguísticas em saúde são uma questão coletiva»: novo curso da Universidade NOVA de Lisboa aborda a tradução através de Inteligência Artificial em contexto de cuidados de saúde

Categorias

EntrevistaSobre um curso

Atribuído o primeiro DOI na NAU a um curso resultante de um projeto de investigação

Categorias

NotíciasSobre um curso

«Sendo a edX.org a segunda maior plataforma de aprendizagem online do mundo, a parceria estabelecida foi um passo natural»: a opinião da Universidade NOVA de Lisboa sobre o PortugalX

Categorias

EntrevistaParceiroSobre um curso

Outras categorias de artigos

Artes e CulturaCiências da Saúde e da VidaCiências Exatas e TecnologiasCiências Naturais e AmbienteCiências SociaisComunicação e MarketingEconomia e GestãoFormação e EducaçãoHumanas e PolíticasNotíciasSobre um cursoEntrevistaArtigoEventoSobre a NAUParceiro
Programa de Recuperação e Resiliência República Portuguesa - Educação, Ciência e Inovação Financiado pela União Europeia - NextGenerationEU Compete 2020 Portugal 2020 União Europeia - Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional União Europeia - Fundo Social Europeu
NAU site
Subscrever lista de email (newsletter)Siga-nos no FacebookSiga-nos no Linkedin
NAU
  • Sobre
  • Cursos
  • Como se tornar parceiro
  • Código aberto
  • Acessibilidade
Comunicação
  • Ajuda
  • Notícias
  • Media kit
  • Mapa do site
Legal
  • Termos e Condições
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Política de Certificação
  • Consentimento Newsletter
República Portuguesa - Educação, Ciência e Inovação FCCN - Serviços digitais FCT FCCN - Serviços digitais FCT

© 2025 FCCN-FCT. Todos os direitos reservados.