Notícias
11/01/2022
Aprenda a “Comunicar no Digital” com o CENJOR

A maneira como comunicamos mudou muito com o surgimento de novos canais de comunicação, tornando-nos parte de uma sociedade em rede. Em cada canal, encontramos diferentes públicos que consomem o conteúdo de diversas formas, seja através de vídeo, imagem ou texto. Não podemos ignorar a constante inovação digital, por isso, para estruturar uma comunicação estratégica e bem planeada, é necessário aprender e compreender o ambiente digital.
Orientada por um jornalista e investigador com provas dadas no estudo científico da comunicação digital e na formação de profissionais, a segunda edição do curso “Introdução à Comunicação Digital” permite-lhe compreender melhor o contexto e história da comunicação digital e os comportamentos dos cidadãos enquanto produtores e consumidores de informação.
O curso tem abertura marcada para 8 de fevereiro e vai dar a conhecer aos seus participantes as novas linguagens da comunicação digital, preparando para a conceção, produção e publicação de conteúdos na Internet e nas redes sociais. Num contexto em que mais de 80% dos portugueses usa a Internet e as redes sociais no dia a dia, esta formação permite conhecer novos campos e processos de trabalho na área dos novos média.
Foi graças ao sucesso da primeira edição do curso “Introdução à Comunicação Digital”, na Plataforma NAU, que o Centro Protocolar para Formação Profissional de Jornalistas (CENJOR) apostou numa segunda edição. Tal como antes, a formação continua a ser relevante para todos os profissionais da área da Comunicação, nomeadamente jornalistas, produtores de conteúdos, gestores de redes sociais ou assessores de comunicação.
Para além de profissionais ligados à área da Comunicação, este curso é também vocacionado para professores, educadores e formadores que necessitem de adquirir fundamentos para o seu trabalho com alunos ou formandos, em especial no que toca à conceção, produção e publicação de conteúdos digitais interativos para publicação online, em sites ou nas redes sociais.
Objetivos de Aprendizagem
No final deste curso, será capaz de:
- Identificar as novas realidades da comunicação digital interativa em pleno século XXI;
- Distinguir os elementos dos média tradicionais (texto, som, imagem fixa e vídeo) dos elementos multimédia;
- Identificar a relação entre os média tradicionais e os novos ecrãs (PC, tablet, smartphone);
- Conhecer ferramentas de produção de conteúdos multimédia e de novos conteúdos digitais interativos;
- Identificar meios e canais de distribuição digitais e as suas caraterísticas distintivas;
- Publicar conteúdos adaptados a cada meio digital.
O curso tem uma duração total de 15 horas divididas em três módulos: “As novas realidades da comunicação digital”, “As ferramentas de produção digitais” e “Os meios e canais de distribuição digitais”. Para obter o Certificado de Conclusão será necessário responder a todos os momentos de avaliação e ter como percentagem mínima 75% de respostas corretas.
Saiba mais: https://www.nau.edu.pt/pt/curso/introducao-a-comunicacao-digital/
O curso do CENJOR "Introdução à Comunicação Digital" está de regresso numa segunda edição. Uma formação pensada para si.