Categorias
Entrevista06/12/2021
#1 A pandemia causada pelo vírus COVID-19 veio alterar significativamente a área do turismo. Que estratégias foram aplicadas para evitar o Turismo Massificado?
É importante que fique claro que o turismo massificado sempre existiu, mesmo antes da Covid-19. No entanto, esperava-se que com a paragem que tivemos no setor turístico, repensássemos a maneira como este turismo estava a ser praticado (excesso de turistas, desrespeito ao meio ambiente, baixos salários, excessivo uso dos recursos, etc.). Percebe-se, todavia, que a mudança para um turismo sustentável ainda é um longo caminho a ser percorrido e que é necessário o empenho dos mais diversos setores: Governo, iniciativa privada, comunidade local e turistas.
#2 O que é o Turismo Sustentável e como pode ser aplicado nas agências de turismo?
Ressalto que o turismo sustentável não é uma tipologia turística, ou seja, uma forma de praticar turismo. O turismo sustentável é um modo de desenvolver a atividade. Que busca o maior respeito de, basicamente, três áreas, a economia, o ambiente e a sociedade. O curso explica detalhadamente o conceito do turismo sustentável. Eu os convido a aprofundar a discussão participando do curso.
#3 O Turismo Sustentável já era procurado antes do aparecimento da COVID-19?
Como falei acima, o turismo sustentável é uma maneira de desenvolver o turismo. No entanto, existe algumas práticas mais sustentáveis que já eram praticadas por algumas agências/localidades. Como por exemplo: o consumo de produtos locais, a preferência por hospedar-se em empreendimentos de pequeno porte, a busca da equidade de género nas relações de trabalho do turismo, o uso comedido dos recursos ambientais, como água, o solo, etc... Mais uma vez o curso traz inúmeros exemplos de como podemos ter a prática da sustentabilidade.
#4 Que mudança identifica nos fluxos turísticos depois do confinamento que sofremos?
Percebe-se um aumento da procura por locais com contato com a natureza, locais amplos e pouco procurados. Além disso, as pessoas estão mais preocupadas com as questões de saúde, com a contratação de seguros que os garanta algumas vantagens em caso de lock downs ou retorno antecipado para casa.
#5 Qual o impacto do Turismo Sustentável nas atividades turísticas, do ponto de vista económico, social e ambiental?
Desenvolver o turismo sustentavelmente só traz benefícios. É uma prática capaz de, em longo prazo, garantir o funcionamento do próprio turismo pois através do respeito às culturas, à capacidade regenerativa do meio ambiente, e à economia, consegue dividir e ao mesmo tempo multiplicar os benefícios advindos do turismo.
#6 Quais são os maiores desafios que o Turismo Sustentável enfrenta atualmente?
O maior desafio é a mudança de paradigma. Temos como pensamento base, em nossa sociedade, o consumo dos recursos ambientais. E já vimos, há muito tempo, que esses recursos são findáveis. Mudar a forma como consumimos estes recursos para que seja garantido o futuro menos nocivo para as próximas gerações.
#7 Que mensagem gostariam de deixar aos profissionais de turismo que estão a criar projetos no setor da sustentabilidade?
Acreditem e insistam nos princípios da sustentabilidade. O turismo, a sociedade e a economia só tem a ganhar com essa prática. Pode ser que os efeitos em curto prazo não apareçam, mas em médio e em logo prazo logo verão os frutos da sustentabilidade.
Fique a conhecer melhor o que é o Turismo Sustentável e seu imapacto a nível social, ambiental e económico com a responsável Maria Rita.
Categorias
EntrevistaSobre um cursoCategorias
NotíciasSobre um cursoEntrevistaCategorias
NotíciasEntrevistaArtes e Cultura