Plataforma NAU lança 2ª Edição do curso “Fake News”

Segunda-feira, 15 Novembro 2021

Fake News - Não se deixe Enganar é a formação que o vai proteger contra a desinformação online. Em parceria com o Cenjor, a NAU alerta para os riscos associados a conteúdos digitais e explica-lhe como pode distinguir conhecimento de notícias falsas.

Curso Fake News - Não se Deixe Enganar

Todos os dias somos bombardeados por dezenas de títulos e temáticas que nem sempre correspondem à verdade. Este fenómeno tem vindo a aumentar e podemos identificar o seu auge assim que o jornalismo convencional sofreu mudanças nas suas fontes de informação. A crescente fusão dos meios tradicionais com a internet e novos media provocou uma alteração de comportamento até nos telespectadores, que cada vez mais querem participar na construção de informação.

Atualmente, através de qualquer dispositivo com internet, todos podemos produzir conteúdo e transmiti-lo para públicos vastos e heterogéneos. O problema é que estes conteúdos das fontes 2.0 são produzidos de forma livre e por vontade espontânea do autor. Isto acarreta uma carência de fundamento, o que nos conduz ao foco principal desta formação NAU: o falso conhecimento.

É a pensar nesta problemática e na urgência de dotar as pessoas de um sentido crítico que o Cenjor dá a conhecer os fundamentos e desafios da comunicação na era digital; os tipos de desinformação existentes e de que forma estas são reguladas.

Vai também conhecer o contexto e a história da comunicação digital, fundamental para entender os comportamentos dos cidadãos que são produtores e consumidores de informação.

O curso é principalmente destinado a profissionais de comunicação e média, mas também muito enriquecedor para o ensino em Portugal.

Se é professor, jornalista ou gestor de conteúdo, esta formação foi feita para si. Basta investir 25 horas do seu tempo, para que a longo prazo saiba avaliar e validar fontes de informação credíveis.

Para obter o Certificado de Conclusão será necessário responder a todos os momentos de avaliação e ter como percentagem mínima 75% de respostas corretas. Os seus conhecimentos serão testados ao longo do curso através de quizzes que comprovarão as suas novas competências. 

Compreenda, avalie e despiste informação falsa. Não se deixe enganar!

O curso tem início no dia 14 de Dezembro e termina a 16 de Junho de 2022. Participe: https://www.nau.edu.pt/pt/curso/fakenews-nao-se-deixe-enganar/