Sabe o que são “fake news”? Como avaliar e verificar a veracidade da informação? O mundo digital e as redes sociais vieram colocar grandes desafios aos cidadãos, que são confrontados quotidianamente com a dificuldade de identificar a proveniência da informação que recebe.
Mas a compreensão, avaliação e despiste de informação falsa é possível e pode contribuir para um melhor exercício da cidadania responsável.
Neste curso serão abordados os fundamentos da comunicação digital, das redes sociais e da desinformação, bem como as estratégias e ferramentas que os cidadãos podem usar para desconstruir mensagens duvidosas.
Compreenda melhor o contexto e história da comunicação digital, fundamental para entender os comportamentos dos cidadãos que são produtores e consumidores de informação.
Este curso criado pelo Centro de Formação Profissional para Jornalistas é orientado por três jornalistas e investigadores com provas dadas no estudo científico da desinformação e na formação de profissionais.
O curso é particularmente relevante para todos os profissionais que trabalham na área de comunicação e dos média, nomeadamente jornalistas, produtores de conteúdos, gestores de conteúdos e/ou redes sociais, ou assessores de comunicação.
É também vocacionado para professores, educadores e formadores que necessitem de adquirir fundamentos para o seu trabalho com alunos ou formandos, em especial no que toca à avaliação e validação de fontes de informação credíveis.
Por fim, é útil para todos os cidadãos comuns preocupados com a credibilidade da informação em ambiente digital.
Os seus conhecimentos serão testados ao longo do curso através de “quizzes” que comprovarão as suas novas competências.
Para obter o Certificado de Conclusão será necessário responder a todos os momentos de avaliação e ter como percentagem mínima 75% de respostas corretas.
Você tem o direito de:
De acordo com os termos seguintes: