Curso “Cidadãos Estrangeiros – Trabalho e Formação

Segunda-feira, 24 Maio 2021

Vivemos num mundo cada vez mais ligado. Ao contrário do passado em que os nossos vizinhos provavelmente viviam no bairro há gerações, hoje em dia muitos de nós vivem rodeados de pessoas das mais diversas nacionalidades. Porém, se para nós as regras e os direitos que vigoram em Portugal são familiares ou de fácil consulta, nomeadamente no que toca ao emprego, para os cidadãos estrangeiros a residir em Portugal o acesso a estas informações e a este conhecimento pode não ser tão simples. Mas se o direito ao emprego e à liberdade de escolha de profissão é comum, todos devem ter acesso às ferramentas que permitem usufruir desse direito.

É aqui que entra o novo curso “Cidadãos Estrangeiros – Trabalho e Formação”, promovido pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional através da plataforma NAU – uma iniciativa de formação online gratuita, dirigida a cidadãos estrangeiros a residir em Portugal, bem como aos técnicos que os apoiam através de entidades públicas ou privadas, cujo objetivo é dotar todos os participantes do conhecimento e das ferramentas necessárias ao pleno exercício do direito ao emprego.

Ao longo de cerca de 7 horas de formação aberta e flexível, os participantes vão descobrir todos os apoios do IEFP dirigidos ao acesso ao mercado de trabalho, como os recursos de aprendizagem da língua portuguesa, como obter equivalências e/ou reconhecimento de qualificações académicas ou profissionais obtidas noutro país, onde e como obter certificações escolares e/ou profissionais e finalmente como procurar emprego em Portugal.

As diferentes temáticas de aprendizagem estarão divididas em módulos, cada um avaliado através de testes de escolha múltipla. No final da formação, os participantes que obtenham uma classificação final igual ou superior a 60% terão a oportunidade de aceder a um Certificado Digital Oficial que comprovará todos os seus novos conhecimentos.

Participe de 17 de maio a 22 de novembro de 2021, e ajude a tornar o emprego mais acessível a todos. Saiba mais sobre o curso “Cidadãos Estrangeiros – Trabalho e Formação”: https://www.nau.edu.pt/pt/curso/cidadaos-estrangeiros-trabalho-e-formacao/