Curso “Prevenir para não cair”: O exercício como arma de prevenção

Banner NAU shape

Terça-feira, 18 Maio 2021

É impossível fugir à passagem do tempo. O envelhecimento é um processo pelo qual todos nós passamos, que traz consigo consequências físicas e psicológicas transversais e, em certa medida, inevitáveis. Para além de todas as doenças que podem advir deste processo, um dos grandes problemas associados é o aumento da probabilidade de sofrer quedas, em consequência da redução de capacidades motoras. Porém, neste particular, a prevenção e a redução de probabilidades é possível e recomendável, através de uma arma que está ao alcance de todos: o exercício físico. Feito de forma correta e regular, o exercício faz bem e recomenda-se, principalmente para a população adulta e mais envelhecida, pois ajuda a promover a flexibilidade e a capacidade funcional, qualidades essenciais na prevenção de quedas e de todas as consequências negativas que elas podem trazer.

Estas temáticas são o grande foco do novo curso “Prevenir para não cair – Guia de exercícios”, criado a pensar na população em geral, especialmente nas camadas mais velhas. Uma iniciativa de formação online aberta, gratuita e que permite uma participação flexível, adaptada à disponibilidade de cada participante, promovida pelo Instituto Politécnico de Lisboa.

Ao longo de cerca de seis semanas de formação, que podem ser divididas em sessões de apenas 60 minutos por semana, os participantes vão aprender a realizar de forma segura diferentes exercícios de fortalecimento, de flexibilidade e de mobilidade que ajudam na prevenção de quedas. Para além disso, e porque a terapia medicamentosa e a alimentação também são essenciais para alcançar este objetivo, serão transmitidos alguns conhecimentos sobre como tomar medicamentos de forma segura e sobre quais os alimentos que ajudam na manutenção da saúde e do bem-estar muscular.

No final da formação, os participantes terão a oportunidade de testar e de rever todos os conhecimentos adquiridos e, mediante uma classificação final igual ou superior a 75%, poderão depois aceder a um Certificado Digital Oficial de participação.

Entre neste desafio de 18 de maio a 28 de outubro de 2021, e aprenda a prevenir quedas por um futuro mais seguro e mais ativo.

Saiba mais na página do Curso “Prevenir para não cair – Guia de exercícios”: https://www.nau.edu.pt/pt/curso/prevenir-para-nao-cair-guia-de-exercicios/