Dia Mundial da Internet: Um dia para celebrar e relembrar a importância da cibersegurança

Segunda-feira, 17 Maio 2021

Algures na década de 80, a internet foi criada. O que começou como uma rede de interligação utilizada quase exclusivamente entre sistemas informáticos governamentais e académicos, chegou hoje a uma dimensão e a uma difusão que há quatro décadas seria impensável, e certamente vista como matéria de ficção científica. Mas não é. A história moderna não seria igual sem o advento e a democratização da internet, e hoje em dia esta tecnologia de comunicação pode ser encontrada em milhares de milhões de bolsos e de casas por todo o mundo. De tal forma que grande parte de nós, mesmo os que viveram numa época anterior a tudo isto, já não conseguem sequer imaginar as suas vidas sem esta tecnologia. Hoje em dia, utilizamos a internet para tudo, desde a comunicação, ao comércio, passando pela informação, pelo entretenimento e pelas mais diversas e variadas atividades imagináveis.

Hoje, no Dia Mundial da Internet, é altura de celebrar tudo o que esta tecnologia fez pela humanidade, e também de sensibilizar para os seus perigos inerentes. Porque pelo meio de tanta utilização e de tantas possibilidades, é inevitável que surjam alguns riscos. Riscos que podem tomar as mais variadas formas, desde a desinformação às diferentes fraudes online, entre outros – fenómenos que infelizmente são cada vez mais comuns.

Felizmente, existem diferentes entidades que garantem a sensibilização para estes problemas e que trabalham diariamente para criar as ferramentas necessárias para os combater, como é exemplo o Centro Nacional de Cibersegurança. Tirando partido de todo o potencial de amplificação da plataforma NAU, esta organização tem vindo a desenvolver diferentes ações no sentido de dotar os cidadãos dos conhecimentos necessários para prevenir e combater os diferentes perigos da internet. Iniciativas como os cursos online “Consumidor Ciberseguro” e “Cidadão Ciberinformado”, que já ajudaram milhares de portugueses a combater a desinformação e as fake-news, e a consumir online de forma ainda mais segura. Uma parceria de sucesso, que no futuro continuará a produzir mais resultados e mais soluções, no sentido de garantir uma sociedade cada vez mais informada e cibersegura.

Celebre connosco este Dia da Internet e conheça todas as iniciativas desenvolvidas através da NAU no sentido de reforçar a cibersegurança, aqui: https://www.nau.edu.pt/pt/tag/internet/