Curso “Educação para a Sustentabilidade”: aprender hoje, para proteger o amanhã

Segunda-feira, 25 Janeiro 2021

Hoje em dia, existe um desafio que nos une a todos enquanto seres humanos e não estamos a falar da crise pandémica. Estamos a falar de uma crise mais antiga, profunda e que poderá ter implicações muito mais duradouras e dramáticas, caso não seja enfrentada de forma decisiva: a crise climática. O planeta Terra está em perigo e sendo a casa de todos nós, independentemente de origens, crenças ou valores, cabe a todos protegê-lo para garantir o futuro.

Apesar de esta tarefa ser importante para todos, é particularmente relevante para os mais novos. São eles que vão dar continuidade a todos os esforços que já estão a ser desenvolvidos e, quem sabe, melhorá-los. São eles que vão herdar as consequências deste problema, sendo que estará nas mãos deles fazer o que não conseguimos fazer até hoje: salvar o futuro do planeta e de todos nós.

Mas, para tal, há que lhes transmitir os conhecimentos e ferramentas necessários. Com isso em mente, foi criado o Curso “Educação para a Sustentabilidade”, promovido pela Secretaria Geral da Educação e Ciência, em parceria com a Universidade Aberta. Uma iniciativa destinada a Professores do ensino pré-escolar, básico e secundário e a todos os cidadãos que se interessem por esta temática em contexto educativo, criada para os ajudar a transmitir a importância da sustentabilidade, em todas as suas vertentes: mudanças de atitudes e comportamentos para com o ambiente, justiça social e equidade inter e intrageracional e direitos humanos.

Um curso desenhado por módulos, gratuito e flexível, com uma duração de 39 horas, no qual os participantes vão explorar a temática da sustentabilidade, de todos os prismas. Vão aprender a identificar e a debater a relevância dos principais conceitos associados a desenvolvimento sustentável e à educação neste âmbito, vão conhecer as recomendações, políticas e estratégias nacionais de sustentabilidade e vão aprender a caracterizar os principais eixos de atuação em educação para a sustentabilidade, em contexto formal, informal, educativo e formativo. Tudo isto, com o objetivo de se tornarem capazes de transmitir todo este conhecimento.

Após a formação, cada participante será avaliado por pares, através de diferentes atividades e também da elaboração de um plano de projeto de intervenção. No final, cada participante poderá aceder a um Certificado Oficial que comprovará todos os conhecimentos adquiridos, caso estes se verifiquem, e poderá também obter 1,5 créditos ECTS, caso desejem prosseguir com algumas atividades adicionais previstas.

Participe de 2 de fevereiro a 5 de março de 2021, e ajude a espalhar esta mensagem de mudança positiva. Saiba mais na página do Curso “Educação para a Sustentabilidade”: https://www.nau.edu.pt/curso/educacao-para-a-sustentabilidade-geral/