Educação para a Sustentabilidade

  • Brevemente
  • Gratuito
  • Aberto a todos
  • Com calendário definido

Em parceria com

No curso Educação para a Sustentabilidade vai aprender as ferramentas para abordar questões práticas sobre a sustentabilidade do planeta e sensibilizar, educar e mudar o nosso comportamento e dos outros.

Apresentação

A educação para a sustentabilidade é baseada na educação integrada para adoção e mudança de atitudes e comportamentos para com o ambiente, os direitos humanos, a justiça social e a equidade inter e intrageracional.

Desta forma, torna-se urgente formar e fornecer aos formadores, em particular aos professores do ensino formal, ferramentas para que possam colocar em prática na sua atividade profissional a Educação para o Desenvolvimento Sustentável.

Num período de emergência climática e de sustentabilidade do planeta, este curso vem ao encontro da Estratégia Nacional de Educação Ambiental da Agência Portuguesa de Ambiente em 2016, o Referencial de Educação Ambiental para a Sustentabilidade do Ministério da Educação em 2017 e a Estratégia Nacional de Educação para o Desenvolvimento (Resolução do Conselho de Ministros n.º 94/2018).

O principal objetivo deste curso é aprender a elaborar um plano de implementação de um projeto de Educação para a Sustentabilidade, que poderá aplicar em contexto educativo com os seus alunos, estimulando a sua aprendizagem e permitindo colocar na prática ações para alterar comportamentos pró-ambientais e para a sustentabilidade.

Avance na sua carreira profissional de educador!

Público-alvo

Professores do ensino pré-escolar, básico e secundário (todos os grupos disciplinares), mas não só, o curso está disponível para todos aqueles que se interessem pela temática e gostariam de implementar projetos de educação para a sustentabilidade em qualquer contexto educativo.

Objetivos de Aprendizagem

Após a realização deste curso vai ser capaz de:

  • identificar e debater a relevância dos principais conceitos associados ao desenvolvimento sustentável e educação para o desenvolvimento sustentável e as recomendações, políticas e estratégias internacionais e nacionais na área;
  • caracterizar os principais eixos de atuação em educação para a sustentabilidade em qualquer contexto formal e não formal e nível de educação/ formação;
  • desenvolver uma proposta para um projeto de educação para a sustentabilidade.

Programa do Curso

Neste curso ir-se-á:

  • Apresentar os principais conceitos associados ao desenvolvimento sustentável e educação para o desenvolvimento sustentável e as recomendações e estratégias internacionais e nacionais na área;
  • Divulgar recomendações e estratégias internacionais e nacionais na área;
  • Caracterizar os principais eixos de atuação em educação para a sustentabilidade e as principais diretrizes para desenvolver um projeto de educação para a sustentabilidade.

Carga Horária

O curso tem uma carga total de 39 horas / 1,5 ECTS.

Avaliação

Atividades em grupo ou individuais, com avaliação por pares. Para obtenção de créditos será solicitado a elaboração de um plano de projeto de intervenção.

Certificado

Este curso prevê duas formas possíveis de reconhecimento:

  • um certificado de conclusão do curso;
  • a creditação formal do mesmo, com 1,5 créditos ECTS.

1) Certificado de completação do curso

Para obter um certificado de completação do curso, terá que efetuar com sucesso pelo menos 2 das 3 e-atividades disponibilizadas ao longo dos tópicos. Essas atividades têm que ser avaliadas pelos pares, de acordo com orientações disponíveis no curso

2) Creditação formal do curso

Os participantes que desejarem podem igualmente obter um certificado de participação, com uma creditação de 1,5 ECTS. Para o efeito, realizarão um trabalho adicional, para além das e-atividades, e deverão pagar um taxa no valor de 80 euros.

Equipa de Formadores

Sandra Caeiro

Sandra Caeiro

Professora Associada com Agregação na Universidade Aberta (UAb) no Departamento de Ciências e Tecnologia. É Agregada em Sustentabilidade, Ambiente e Alterações Globais, subárea de Tecnologias e Gestão Ambiental na UAb, Doutorada em Engenharia do Ambiente, na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (UNL/FCT), Portugal, Mestre em Ciências das Zonas Costeiras pela Universidade de Aveiro, Portugal e Licenciada em Engenharia do Ambiente pela FCT-UNL. As suas principais e atuais áreas de lecionação e investigação é a Educação Ambiental e para a Sustentabilidade, sendo membro do Advisory Council da Association for the Advancement of Sustainability in Higher Education (AASHE) e da Comissão Executiva da Rede Portuguesa de cooperação para a sustentabilidade dos Campi nas Instituições de Ensino Superior.

João Paz

João Paz

Professor Auxiliar Convidado na Universidade Aberta, no Departamento de Educação e Ensino a Distância. Doutoramento em Educação - Educação a distância e E-Learning (Universidade Aberta). Pós-Graduação em Comunicação Educacional Multimédia (Universidade Aberta). Mestrado em Filosofia do Conhecimento (Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa). Investigador Integrado no Laboratório de Educação a Distância e Elearning da Universidade Aberta. Investigador Associado no Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa.

Ajuda

Para problemas técnicos que surjam, no momento em que está a utilizar a plataforma contacte: