Saltar para o conteúdo
FCCN serviços digitais da FCT
NAU site
  • Ajuda
  • Cursos
  • Programas
  • Notícias
  • Parceiros
  • Espaço AP
  • Você está aqui:
  • Página de entrada
  • Notícias
  • “Work-life balance”: como os jovens valorizam o equilíbrio entre trabalho e lazer

“Work-life balance”: como os jovens valorizam o equilíbrio entre trabalho e lazer

Categorias

ArtigoCiências Sociais

12/08/2024

Partilhar no FacebookPartilhar no TwitterPartilhar no LinkedinPartilhar por e-mail
Tem sido uma das tendências das gerações mais jovens no mercado de trabalho: a preocupação com o equilíbrio entre as vertentes profissional e pessoal. No dia Internacional da Juventude, conheça mais sobre este conceito.

A plataforma EduBirdie realizou este ano um estudo para tentar responder à questão: “O que faz com a Geração Z saia de cama de manhã?”. Esta pergunta de partida simboliza o objetivo do estudo que procurou aferir “os objetivos de vida” da Geração Z, nascida a partir de meados da década de 90. Os resultados ilustram uma possível mudança de paradigma no mundo do trabalho para esta geração – 7 em cada 10 dos inquiridos dá maior prioridade à família e às suas relações do que à sua carreira. 

Este sentimento tem sido condensado no conceito de “work-life balance”, uma referência à forma como, em comparação com outras gerações mais velhas, nomeadamente os Millenials, os jovens da Geração Z não estão tão dispostos a realizar “trabalho excessivo e fora do horário, pedidos de férias bloqueados e chamadas fora do horário de trabalho”, conforme o portal Fast Company. Também o Wall Street Journal noticia, estes jovens entram no mercado de trabalho em busca de conexões sociais e não necessariamente de remuneração.

Tendo em conta que, em 2025, a Geração Z deverá preencher mais de um quarto da força de trabalho em todo o mundo, esta mudança de atitude traz consigo alterações importantes para a cultura de trabalho. A Diretora de Talento da Zurich, Sally Henderson, destaca como esta geração “está já a ter um impacto positivo na força de trabalho e negócio”, salientando que “é necessário compreender e corresponder às suas expectativas, o que é diferente das gerações anteriores”.

Num artigo dedicado ao tema, a Yahoo Finance oferece “três razões pelas quais a Geração Z dá prioridade ao work-life balance”. Por um lado, explica o artigo, os jovens acreditam que é importante ter tempo “para dedicar à família, amigos, hobbies e outros interesses”. Por outro, dão prioridade às questões de saúde física e mental, depois de “observarem o impacto que uma vida focada no trabalho pode ter tido na sua família”. Por fim, outros dos grandes objetivos desta geração nascida num mundo globalizado passa por viajar, procurando diversificar as suas experiências.

Outro dos elementos ligados à cultura de trabalho está na ideia de “propósito”. De acordo com um estudo da Deloitte, 86% dos jovens que pertencem à Geração Z afirmam que ter um sentido de propósito é importante para a sua satisfação no trabalho e bem-estar geral.De resto, outra das métricas é indicativa desta realidade – cerca de 50% já recusou trabalhos ou projetos por contrariarem os seus valores pessoais.

Publicações relacionadas

“Continuar a navegar pelo mundo”: o papel da NAU na Lusofonia

Categorias

ArtigoSobre a NAU

O Mar como espaço de memória, cultura e sustentabilidade

Categorias

ArtigoArtes e CulturaCiências Naturais e Ambiente

Reabertura da Catedral de Notre-Dame: lições e impacto na conservação do património em Portugal

Categorias

ArtigoArtes e Cultura

Outras categorias de artigos

Artes e CulturaCiências da Saúde e da VidaCiências Exatas e TecnologiasCiências Naturais e AmbienteCiências SociaisComunicação e MarketingEconomia e GestãoFormação e EducaçãoHumanas e PolíticasNotíciasSobre um cursoEntrevistaArtigoEventoSobre a NAUParceiro
Programa de Recuperação e Resiliência República Portuguesa - Educação, Ciência e Inovação Financiado pela União Europeia - NextGenerationEU Compete 2020 Portugal 2020 União Europeia - Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional União Europeia - Fundo Social Europeu
NAU site
Subscrever lista de email (newsletter)Siga-nos no FacebookSiga-nos no Linkedin
NAU
  • Sobre
  • Cursos
  • Como se tornar parceiro
  • Código aberto
  • Acessibilidade
Comunicação
  • Ajuda
  • Notícias
  • Media kit
  • Mapa do site
Legal
  • Termos e Condições
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Política de Certificação
  • Consentimento Newsletter
República Portuguesa - Educação, Ciência e Inovação FCCN - Serviços digitais FCT FCCN - Serviços digitais FCT

© 2025 FCCN-FCT. Todos os direitos reservados.