Categorias
Artigo27/11/2023
Conheça aqui alguns dos motivos pelos quais os cursos da NAU podem valorizar o seu perfil profissional.
“Há três razões para acrescentar cursos online ao seu currículo”, começa por recordar a edX – a plataforma que partilha o software de base com a NAU e que é responsável pelo seu desenvolvimento. Além de ser uma forma de “evidenciar um leque de competências relevante e distintivo”, esta é uma maneira de garantir “uma melhor entrevista, ao convidar à realização de questões” e de demonstrar algumas características pessoais como disciplina, maturidade intelectual, curiosidade e vontade de aprender.
O artigo da edX explica ainda algumas formas de integrar estes cursos no seu currículo, facilitando a leitura. Por exemplo, colocar links para as formações realizadas, integrar estes cursos na secção “Educação” ou criar uma nova categoria no currículo intitulada “desenvolvimento profissional”.
Para o portal The Conversation, existem cinco fatores que vão conduzir a indústria dos MOOCs até um espaço mais sustentável e produtivo. Um deles é a forma como estas formações têm a capacidade de “melhorar carreiras”, uma vez que “vários estudos sugerem que os MOOC têm sido utilizados para aumentar os níveis de atratividade junto dos empregadores”.
O artigo cita um estudo publicado pela Comissão Europeia, em 2014, que sugere que os MOOCs são especialmente eficazes na resposta às necessidades de competências específicas em áreas que “os cursos tradicionais não conseguem responder”. Nesse ano, as áreas identificadas eram ligadas ao web design e às tecnologias web. Atualmente, quase uma década depois, é possível imaginar esta realidade aplicada a ramos como a Programação ou a Ciência de Dados.
Também o LinkedIn dedica um artigo à forma como os MOOC podem ajudar “a impulsionar o currículo e as perspectivas de carreira”. Para tal, a entidade explica que é importante integrar estes cursos no CV “de forma estratégica e eficaz”, ao fazer uma seleção dos MOOCs “relevantes e recentes que correspondam aos requisitos e expectativas do trabalho”. “Mostre como eles demonstram sua aptidão para a função, indústria ou setor e complemente outras qualificações e experiências”, conclui.
Categorias
ArtigoFormação e EducaçãoCategorias
ArtigoCategorias
ArtigoCiências Sociais