Categorias
NotíciasEvento21/11/2025
Durante dois dias, o Templo da Poesia, em Oeiras, reuniu investigadores, instituições, organizações da sociedade civil e cidadãos para refletir sobre o papel da ciência participativa num contexto marcado por desigualdades sociais, transições ecológicas e desafios à confiança pública na ciência. Sob o tema "Comunidades, Equidade e Justiça Social", o evento destacou o potencial transformador da colaboração entre ciência e sociedade, através de várias apresentações, debates, workshops e sessões de posters. Também foi celebrada a realização do primeiro encontro após a criação da Rede Portuguesa de Ciência Cidadã, assinalando um momento de partilha, consolidação e fortalecimento desta comunidade emergente.
No segundo dia do evento, a NAU apresentou um poster sobre o seu serviço de atribuição de DOI a cursos online resultantes de projetos de investigação, lançado em março deste ano. Esta dinâmica deu a conhecer a vários entusiastas sobre ciência participativa de que forma é que este serviço pode fortalecer a divulgação de projetos de Ciência Cidadã.
“A participação da NAU no Encontro Ciência Cidadã 2025, com a apresentação deste poster, reforça a relevância da plataforma como promotora da ciência aberta e da valorização do conhecimento produzido em contexto colaborativo. A integração de identificadores persistentes (DOI) nos cursos online não só garante maior visibilidade e credibilidade aos conteúdos, como também facilita a sua citação e reutilização em ambientes académicos e científicos. Esta iniciativa contribui para aproximar a comunidade científica e a sociedade, promovendo práticas de partilha que ampliam o impacto dos projetos e consolidam a NAU como referência na disseminação de saberes em formato digital” refere Dulce Correia, Gestora de Sucesso de Cliente e Responsável de Parcerias da NAU. Acrescenta ainda que “estar presente neste evento foi particularmente importante, pois permitiu dinamizar este serviço junto de um público-alvo que poderá beneficiar diretamente desta solução, ampliando o impacto dos projetos e consolidando a NAU como referência na disseminação de saberes em formato digital.”
A NAU é cofinanciada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
Categorias
NotíciasSobre a NAUCategorias
NotíciasEvento