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Dia Mundial do Património Audiovisual: a importância da literacia mediática

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ArtigoCiências Exatas e Tecnologias

27/10/2024

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No dia em que se celebra a importância dos conteúdos audiovisuais para os cidadãos, destacamos a relevância da literacia mediática num mundo digitalizado.

O Dia Mundial do Património Audiovisual é comemorado desde 1980. Tem como objetivo assinalar a forma como estes suportes “nos ajudam a crescer e a compreender o mundo que todos compartilhamos”, explica a UNESCO, no seu site. A importância da preservação é um dos focos desta data, que destaca o audiovisual como “uma afirmação da nossa memória coletiva e uma valiosa fonte de conhecimento”.

A data fomenta também a reflexão sobre como os conteúdos audiovisuais contribuem para a democratização do acesso à informação, garantindo que todos os cidadãos têm acesso a narrativas diversas e representativas da sociedade. Isto porque a preservação do património audiovisual não só mantém vivas as vozes do passado, mas também oferece um recurso valioso para a construção de uma sociedade informada e coesa.

O papel da literacia mediática

À medida que nos deparamos com uma “era de saturação mediática”, onde a informação é abundante e, muitas vezes, desordenada, a literacia mediática torna-se imprescindível. Este conjunto de competências permite aos cidadãos identificar e compreender as diversas formas de média, capacitando-os para questionar e interpretar as mensagens que consomem.

Mas o que é, exatamente, a literacia mediática? O portal Common Sense Media define o conceito como a capacidade de “identificar diferentes tipos de média e compreender a mensagem que está a ser enviada”. Mais do que apenas os média tradicionais, a literacia mediática é aplicada também em novas formas de conteúdo audiovisual como “memes, vídeos virais, videojogos, publicidade e muito mais”.

A importância de pensar criticamente 

Num mundo em que “é fácil a qualquer pessoa criar média”, não sendo sempre claro “quem criou algo”, este tipo de literacia é particularmente relevante no caso das crianças, ao fomentar o pensamento crítico, estimular o consumo informado e criar responsabilidade mediática. Por outro lado, de acordo com a Forbes, a literacia mediática tem ainda um papel estratégico adicional a cumprir – “ajudar a impedir  que a desinformação se espalhe”. “Este é um conjunto de competências fundamentais que devemos colocar nos nossos currículos escolares”, destaca o especialista Cliff Lampe, citado no artigo.

Os cursos online, como os que são disponibilizados pela Plataforma NAU, desempenham um papel crucial nesse processo de formação. Ao fornecerem acesso a recursos educacionais sobre literacia mediática, capacitam os cidadãos a usufruir plenamente do património audiovisual preservado e a compreender os seus benefícios. Desta forma, estes cursos não só enriquecem o conhecimento individual, mas também fortalecem a base de uma sociedade democrática informada e crítica. 

Explore a nossa oferta formativa e encontre o curso ideal para si em https://www.nau.edu.pt/cursos.

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