Saltar para o conteúdo
FCCN serviços digitais da FCT
NAU site
  • Ajuda
  • Cursos
  • Programas
  • Notícias
  • Parceiros
  • Espaço AP
  • Você está aqui:
  • Página de entrada
  • Notícias
  • “Desenvolvemos, em 2023, 8 novos MOOCs e estamos empenhados em criar mais 8 cursos em 2024”: o testemunho da Escola Superior de Enfermagem do Porto

“Desenvolvemos, em 2023, 8 novos MOOCs e estamos empenhados em criar mais 8 cursos em 2024”: o testemunho da Escola Superior de Enfermagem do Porto

Categorias

ParceiroNotícias

16/02/2024

Partilhar no FacebookPartilhar no TwitterPartilhar no LinkedinPartilhar por e-mail
Foi com o projeto ECare-COPD, que pretendia impactar como se lida com a Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica através de cursos online, que a Escola Superior de Enfermagem do Porto integrou a lista das entidades parceiras da NAU, em 2018.

Os responsáveis desta instituição respondem, agora, a algumas perguntas sobre como tem sido potenciar o conhecimento em Saúde, através de MOOCs - Massive Open Online Courses na NAU.

Qual a razão que vos levou a estabelecer uma parceria com a NAU?

Procurávamos uma plataforma que não só albergasse os nossos cursos, mas que também nos permitisse gerir tudo num só lugar, garantindo uma experiência de aprendizagem integrativa para os estudantes.  

A NAU parecia ter tudo de que precisávamos: era o lugar perfeito para centralizar a gestão da aprendizagem e ainda nos dava apoio na criação de conteúdo.

Como avaliam o trabalho realizado até agora?

Desde que lançámos o projeto ECare-COPD, temos estado numa constante maratona de criação e inovação.  

Posteriormente, com a chegada de 2020 e a pandemia da COVID-19, decidimos desenvolver o MOOC Ecare-COVID19, centrando-se no diagnóstico e tratamento da COVID-19. A aceitação deste MOOC pelo público superou as nossas expetativas. Ficou claro que conseguimos não só aumentar significativamente o conhecimento dos participantes sobre a COVID-19, como também reforçar a confiança na eficácia do ensino à distância.  

Estes resultados inspiraram-nos a expandir e diversificar a nossa oferta formativa. Agora, com os olhos postos no futuro, desenvolvemos, em 2023, 8 novos MOOCs e estamos empenhados em criar, pelo menos, mais 8 novos cursos em 2024. 

Com um foco especial nos desafios globais de saúde, este caminho que estamos a trilhar é apenas o início de uma jornada mais ambiciosa, que procura levar a formação e capacitação dos profissionais de saúde a um novo patamar, sempre focado na excelência e na inovação.

Qual pensam que será o impacto de soluções como a NAU no setor da educação?

Nas últimas décadas, temos testemunhado como o digital tem impactado a educação. Este avanço em direção a uma pedagogia renovada é essencial para refazer o quadro educativo, incentivando espaços de aprendizagem que abracem métodos e tecnologias de vanguarda.  

Quanto ao impacto de iniciativas como a NAU no setor educativo, ao disponibilizarem ferramentas que permitem personalizar o processo de aprendizagem e introduzir métodos de ensino inovadores, estão a alargar o acesso a uma educação de qualidade e a promover uma maior democratização do conhecimento e do ensino.

As expetativas são elevadas no que concerne à NAU e à recém-criada PortugalX, antevendo uma nova fase do ensino massivo em português.

Quais são algumas das mais-valias que a tecnologia está a trazer ao mundo da Educação?

Tem-se colocado a nu o poder que a tecnologia transporta para derrubar barreiras físicas e mentais. Este aspeto é crucial, pois oferece oportunidades de aprendizagem a quem, de outra forma, poderia não ter acesso a elas. 

Além disso, a capacidade de personalizar a experiência de aprendizagem, ajustando-se ao ritmo e às necessidades de cada um, representa um salto qualitativo no ensino. Por outro lado, a adoção de ferramentas pedagógicas inovadoras, como a gamificação, tem permitido melhorar os processos de aprendizagem baseada em problemas e, ainda, motivado o formando a tomar decisões informadas. 

Por fim, estas tecnologias visam, também, o desenvolvimento de competências fundamentais, conceptuais, técnicas e digitais imperiosas no século XXI.   

Qual o papel das soluções digitais como os MOOCs no Ensino Superior?

No panorama do Ensino Superior, a tendência crescente para incorporar ferramentas digitais é inexorável e reflete a adaptação necessária às exigências do século XXI. De facto, as plataformas de disponibilização de MOOC não serão já meros complementos ao ensino tradicional. Pelo contrário, representam uma evolução crucial, alargando o acesso à educação e democratizando o saber à escala global. 

Os MOOC desempenham, também, um papel crucial na atualização contínua dos profissionais, respondendo à necessidade de aprendizagem ao longo da vida. Por fim, a sua integração no Ensino Superior estimula a inovação pedagógica, tema emergente dos dias de hoje. Através da experimentação de novas metodologias de ensino e aprendizagem, como a aprendizagem baseada em projetos, as instituições têm agora a possibilidade de renovar e enriquecer os seus currículos, preparando melhor os seus estudantes e formandos para os desafios do futuro. 

A entidade conclui, referindo que “o desenvolvimento de cursos de alta qualidade requer um investimento significativo em tecnologia, design instrucional e produção de conteúdos. Encontrar modelos de financiamento que permitam oferecer estes cursos de forma gratuita ou a um custo reduzido, sem comprometer a sua qualidade, é um desafio que as instituições continuam a enfrentar”.

“Neste enquadramento, a recente criação da iniciativa PortugalX será uma experiência piloto fundamental para aferir a viabilidade económica deste modelo de criação de conteúdos formativos que importa testar”, reforça.  

Alguns cursos da Escola Superior de Enfermagem do Porto na NAU:

Prevenção da infeção nos cuidados de saúde: precauções básicas e isolamento

OrganizaçãoEscola Superior de Enfermagem do Porto
Código do cursoPICSPBI
Data do curso Arquivado
O curso completo pode ser efetuado sem custos.

Infeção Associada aos Cuidados de Saúde: Abordagem Geral

OrganizaçãoEscola Superior de Enfermagem do Porto
Código do cursoIACSAG
Data do curso Arquivado
O curso completo pode ser efetuado sem custos.

Estratégias Promotoras de Saúde no Trabalho

OrganizaçãoEscola Superior de Enfermagem do Porto
Código do cursoEPST
Data do curso Arquivado
O curso completo pode ser efetuado sem custos.

Publicações relacionadas

«Não deixe para amanhã o que pode preservar hoje»: no Dia Mundial da Internet, conheça de perto a missão do Arquivo.pt na preservação de páginas Web

Categorias

EntrevistaParceiroSobre um curso

Já pode aceder ao novo espaço exclusivo de formação da Administração Pública através do site da NAU

Categorias

NotíciasParceiro

A NAU marca presença nas Jornadas FCCN 2025

Categorias

NotíciasEvento

Outras categorias de artigos

Artes e CulturaCiências da Saúde e da VidaCiências Exatas e TecnologiasCiências Naturais e AmbienteCiências SociaisComunicação e MarketingEconomia e GestãoFormação e EducaçãoHumanas e PolíticasNotíciasSobre um cursoEntrevistaArtigoEventoSobre a NAUParceiro
Programa de Recuperação e Resiliência República Portuguesa - Educação, Ciência e Inovação Financiado pela União Europeia - NextGenerationEU Compete 2020 Portugal 2020 União Europeia - Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional União Europeia - Fundo Social Europeu
NAU site
Subscrever lista de email (newsletter)Siga-nos no FacebookSiga-nos no Linkedin
NAU
  • Sobre
  • Cursos
  • Como se tornar parceiro
  • Código aberto
  • Acessibilidade
Comunicação
  • Ajuda
  • Notícias
  • Media kit
  • Mapa do site
Legal
  • Termos e Condições
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Política de Certificação
  • Consentimento Newsletter
República Portuguesa - Educação, Ciência e Inovação FCCN - Serviços digitais FCT FCCN - Serviços digitais FCT

© 2025 FCCN-FCT. Todos os direitos reservados.