Saltar para o conteúdo
FCCN serviços digitais da FCT
NAU site
  • Ajuda
  • Cursos
  • Programas
  • Notícias
  • Parceiros
  • Espaço AP
  • Você está aqui:
  • Página de entrada
  • Notícias
  • Como a Internet revolucionou os mundos da Formação e do Mercado de Trabalho

Como a Internet revolucionou os mundos da Formação e do Mercado de Trabalho

Categorias

ArtigoCiências Exatas e TecnologiasFormação e Educação

17/05/2024

Partilhar no FacebookPartilhar no TwitterPartilhar no LinkedinPartilhar por e-mail
É uma das grandes certezas do século XXI – a Internet mudou o mundo. Mas qual foi o impacto na nossa forma de trabalhar e de aprender? Conheça aqui algumas das principais mudanças e conte com a NAU para facilitar a sua adaptação.

#1 Freelancing

Uma das principais tendências da última década tem sido o crescimento da chamada economia “freelance”. De acordo com a Forbes, no último quadrimestre de 2022, 40% das empresas comunicaram contratar mão de obra em regime de freelance, revelando ainda que 53% transformaram postos de trabalho a tempo inteiro em posições com funções desempenhadas por “freelancers”.

Para além destas mudanças organizacionais, o crescimento de soluções digitais para prestação de serviços tem levado ao fortalecimento da chamada “Gig Economy”. De acordo com um relatório da McKinsey de 2022, cerca de 36% de todas as pessoas empregadas nos Estados Unidos da América identificam-se como “trabalhadores independentes”. Esta mudança paradigmática no mercado de trabalho aumenta a importância da aposta na gestão de carreira e na formação profissional, nomeadamente através de cursos online.

#2 Procura de Emprego

Se há algumas décadas, a procura de emprego passava pelo recurso a jornais e revistas ou a telefonemas para potenciais empregadores, a realidade é hoje muito diferente. Para além do impacto da Internet no acesso à oferta de emprego (recurso a sites especializados, portais de empresas e grupos económicos, entre outras fontes), o crescente protagonismo das redes sociais veio revolucionar a relação entre trabalhador e empregador. 

Atualmente, a gestão eficaz de uma página na rede LinkedIn, por exemplo, é vista como um passo essencial para a procura eficaz de emprego e para a melhor gestão da carreira. De acordo com a Harvard Business Review, cerca de 70% dos empregadores visitam os perfis das redes sociais e 54% dizem ter rejeitado candidatos a partir da informação encontrada.

#3  Trabalho remoto

Uma tendência claramente reforçada com a pandemia da Covid-19, o teletrabalho ou trabalho remoto é hoje uma realidade em muitos dos sectores de atividade. De acordo com as estatísticas partilhadas pela Forbes, em 2023, 12,7% dos trabalhadores a tempo inteiro trabalham a partir de casa, enquanto cerca de 28,2% seguem um modelo híbrido. 

A possibilidade está associada às características do trabalho, sendo que, à medida que o paradigma da Indústria 4.0 toma forma, é expectável que esta oportunidade chegue a novos sectores. Neste momento, os sectores de Tecnologias de Informação, Marketing e Contabilidade são os que mais possuem trabalhadores em teletrabalho.

#4  Formação

A Internet veio também mudar a forma como aprendemos. Tendo em conta que o acesso à informação e conhecimento é hoje muito diferente, o processo educativo e formativo tem tendência para ser mais colaborativo, personalizado e centrado na autonomia e capacidade de pesquisa. 

Por outro lado, a disrupção criada pelas tecnologias digitais trouxe consigo uma necessidade de rápida adaptação por parte das empresas e organizações a novos desafios e oportunidades, em que a formação profissional online é um elemento-chave. Cursos centrados nas novas ameaças de cibersegurança ou ferramentas digitais especializadas são apenas alguns exemplos.

#5 Mudança nas Qualificações

O alerta era dado pela OCDE já em 2014: “A Internet está a operar mudanças no mercado de trabalho, sendo que os trabalhadores vão necessitar de novas competências para beneficiar dos potenciais ganhos de produtividade”. Uma década depois, fica claro que a visão partilhada pela OCDE é hoje uma realidade. 

A chegada da Internet fez com que certas competências sejam hoje apontadas como fundamentais para o mercado de trabalho: capacidade de comunicação, de aprender de forma autónoma, de pensamento crítico, para além das competências digitais no uso de várias ferramentas. Esta realidade mostra a importância de facilitar a transição digital de todos os cidadãos, garantindo um mercado de trabalho inclusivo e igualitário.

Publicações relacionadas

“Continuar a navegar pelo mundo”: o papel da NAU na Lusofonia

Categorias

ArtigoSobre a NAU

O Mar como espaço de memória, cultura e sustentabilidade

Categorias

ArtigoArtes e CulturaCiências Naturais e Ambiente

Reabertura da Catedral de Notre-Dame: lições e impacto na conservação do património em Portugal

Categorias

ArtigoArtes e Cultura

Outras categorias de artigos

Artes e CulturaCiências da Saúde e da VidaCiências Exatas e TecnologiasCiências Naturais e AmbienteCiências SociaisComunicação e MarketingEconomia e GestãoFormação e EducaçãoHumanas e PolíticasNotíciasSobre um cursoEntrevistaArtigoEventoSobre a NAUParceiro
Programa de Recuperação e Resiliência República Portuguesa - Educação, Ciência e Inovação Financiado pela União Europeia - NextGenerationEU Compete 2020 Portugal 2020 União Europeia - Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional União Europeia - Fundo Social Europeu
NAU site
Subscrever lista de email (newsletter)Siga-nos no FacebookSiga-nos no Linkedin
NAU
  • Sobre
  • Cursos
  • Como se tornar parceiro
  • Código aberto
  • Acessibilidade
Comunicação
  • Ajuda
  • Notícias
  • Media kit
  • Mapa do site
Legal
  • Termos e Condições
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Política de Certificação
  • Consentimento Newsletter
República Portuguesa - Educação, Ciência e Inovação FCCN - Serviços digitais FCT FCCN - Serviços digitais FCT

© 2025 FCCN-FCT. Todos os direitos reservados.