Categorias
EntrevistaCiências Exatas e Tecnologias17/09/2025
Acho que está a correr muito bem até agora, exceto pelo facto de estar muito calor. [risos] As palestras desta manhã [2 de julho] foram muito interessantes em termos de discussão sobre o potencial futuro da Inteligência Artificial (IA). Acho que houve algumas ideias interessantes sobre como podemos integrar ferramentas no ecossistema Open edX que nos ajudarão a superar algumas das consequências talvez mais negativas da IA e a focar em alguns dos impactos pedagógicos positivos, facilitando a aprendizagem.
Acho que, como comunidade internacional, é muito importante reunir pessoas de todo o mundo nestas sessões, de forma a que possamos aprender uns com os outros, saber no que as pessoas estão a trabalhar, perceber o que é importante em diferentes regiões e alinhar projetos em conjunto. Na última sessão, estive a falar com três organizações que estão todas interessadas em trabalhar no mesmo projeto. E para poder juntar organizações para trabalhar nesses projetos, é muito importante ter estes eventos presenciais.
Acho que não só são relevantes, como também essenciais para o futuro da educação. É através da colaboração que construímos e mantemos uma plataforma de forma sustentável.
Em termos de estratégia da plataforma, o objetivo é ter uma plataforma que seja extensível para ferramentas de IA, em vez de tentar trazer a IA para a estrutura. Como a IA está em constante mudança e evolução, queremos torná-la muito extensível e fácil para as pessoas desenvolverem plug-ins no ecossistema, para que possam conectá-los à plataforma. Há oportunidades infinitas para inovar nesse campo.
Em relação à localização? Não é segredo porque ainda não sabemos. [Risos]
Sim. Acho que a IA veio para ficar. Eu e a Annie Cellini acabámos de dar a nossa palestra sobre os próximos passos da Axim Collaborative. A linha de ação irá concentrar-se na missão da Axim de promover mobilidade social e económica para os alunos e ligá-los a oportunidades que os ajudarão a ter uma vida melhor. Portanto, estamos a concentrar-nos em recursos para desenvolvimento da força de trabalho, uspkilling e reskilling. Este será certamente o foco da Axim. E acho que houve bastante entusiasmo por parte de outras pessoas também. Já existem vários fornecedores a trabalhar nessa área. Então, acho que, coletivamente, se pudermos trabalhar em recursos que ajudem a impulsionar a plataforma e torná-la mais modular, extensível e focada nessa personalização e abordagem personalizada às credenciais, tanto em percursos ligados ao ensino superior ou não, seremos capazes de fazer a diferença, ajudando os alunos a obter melhores resultados.
---
A Axim Collaborative é uma iniciativa conjunta da Universidade de Harvard e do Massachussetts Institute of Technology (MIT) que sucede a edX, a 2ª maior plataforma de cursos online no mundo, criada em 2012. É também a entidade responsável pelo desenvolvimento da Open edX, o software de código aberto “motor” da Plataforma NAU. Saiba mais sobre a comunidade Open edX e sobre a sua conferência anual em https://openedx.org/.
Categorias
EntrevistaSobre um cursoCategorias
ArtigoCiências Exatas e TecnologiasCategorias
EntrevistaParceiroCiências Naturais e Ambiente