Saltar para o conteúdo
FCCN serviços digitais da FCT
NAU site
  • Ajuda
  • Cursos
  • Programas
  • Notícias
  • Parceiros
  • Espaço AP
  • Você está aqui:
  • Página de entrada
  • Notícias
  • “É através da colaboração que construímos e mantemos uma plataforma de forma sustentável”

“É através da colaboração que construímos e mantemos uma plataforma de forma sustentável”

Categorias

EntrevistaCiências Exatas e Tecnologias

17/09/2025

Partilhar no FacebookPartilhar no TwitterPartilhar no LinkedinPartilhar por e-mail
Em entrevista durante a Open edX Conference 2025, Jenna Makowski, Gestora de Produto Sénior da Axim Collaborative, dá-nos a sua opinião sobre a importância desta conferência para a comunidade Open edX e sobre o futuro da educação online.

#1 Em primeiro lugar, como é que acha que a conferência está a correr até agora? Algum feedback dos participantes?

Acho que está a correr muito bem até agora, exceto pelo facto de estar muito calor. [risos] As palestras desta manhã [2 de julho] foram muito interessantes em termos de discussão sobre o potencial futuro da Inteligência Artificial (IA). Acho que houve algumas ideias interessantes sobre como podemos integrar ferramentas no ecossistema Open edX que nos ajudarão a superar algumas das consequências talvez mais negativas da IA e a focar em alguns dos impactos pedagógicos positivos, facilitando a aprendizagem.

#2 Qual é a importância destas reuniões anuais para a comunidade Open edX?

Acho que, como comunidade internacional, é muito importante reunir pessoas de todo o mundo nestas sessões, de forma a que possamos aprender uns com os outros, saber no que as pessoas estão a trabalhar, perceber o que é importante em diferentes regiões e alinhar projetos em conjunto. Na última sessão, estive a falar com três organizações que estão todas interessadas em trabalhar no mesmo projeto. E para poder juntar organizações para trabalhar nesses projetos, é muito importante ter estes eventos presenciais.

#3 Uma das palavras-chave que temos ouvido muito na conferência deste ano é colaboração. Acha que o acesso aberto e a colaboração ainda são relevantes para o futuro da educação online?

Acho que não só são relevantes, como também essenciais para o futuro da educação. É através da colaboração que construímos e mantemos uma plataforma de forma sustentável.

#4 Outra palavra-chave e tema em destaque da edição deste ano é "Inteligência Artificial". Como é que vê pessoalmente este rápido crescimento da IA e como acha que esta afetará a comunidade a longo prazo?

Em termos de estratégia da plataforma, o objetivo é ter uma plataforma que seja extensível para ferramentas de IA, em vez de tentar trazer a IA para a estrutura. Como a IA está em constante mudança e evolução, queremos torná-la muito extensível e fácil para as pessoas desenvolverem plug-ins no ecossistema, para que possam conectá-los à plataforma. Há oportunidades infinitas para inovar nesse campo.

#5 Algum plano para o futuro? Talvez algumas dicas sobre a edição do próximo ano? Ou ainda é segredo?

Em relação à localização? Não é segredo porque ainda não sabemos. [Risos]

#6 Mas, no geral, quais serão os próximos grandes temas na sua opinião? Continuaremos com esta tendência da IA?

Sim. Acho que a IA veio para ficar. Eu e a Annie Cellini acabámos de dar a nossa palestra sobre os próximos passos da Axim Collaborative. A linha de ação irá concentrar-se na missão da Axim de promover mobilidade social e económica para os alunos e ligá-los a oportunidades que os ajudarão a ter uma vida melhor. Portanto, estamos a concentrar-nos em recursos para desenvolvimento da força de trabalho, uspkilling e reskilling. Este será certamente o foco da Axim. E acho que houve bastante entusiasmo por parte de outras pessoas também. Já existem vários fornecedores a trabalhar nessa área. Então, acho que, coletivamente, se pudermos trabalhar em recursos que ajudem a impulsionar a plataforma e torná-la mais modular, extensível e focada nessa personalização e abordagem personalizada às credenciais, tanto em percursos ligados ao ensino superior ou não, seremos capazes de fazer a diferença, ajudando os alunos a obter melhores resultados.

---

A Axim Collaborative é uma iniciativa conjunta da Universidade de Harvard e do Massachussetts Institute of Technology (MIT) que sucede a edX, a 2ª maior plataforma de cursos online no mundo, criada em 2012. É também a entidade responsável pelo desenvolvimento da Open edX, o software de código aberto “motor” da Plataforma NAU. Saiba mais sobre a comunidade Open edX e sobre a sua conferência anual em https://openedx.org/.

Publicações relacionadas

Dia da Consciencialização do Stresse: «Para além da formação, as empresas devem investir em políticas de bem-estar integradas»

Categorias

EntrevistaSobre um curso

Do petróleo à informação: o "Big Data" como motor da economia digital

Categorias

ArtigoCiências Exatas e Tecnologias

Dia Nacional da Sustentabilidade: «O conhecimento é a base para um futuro energético mais justo e sustentável»

Categorias

EntrevistaParceiroCiências Naturais e Ambiente

Outras categorias de artigos

Artes e CulturaCiências da Saúde e da VidaCiências Exatas e TecnologiasCiências Naturais e AmbienteCiências SociaisComunicação e MarketingEconomia e GestãoFormação e EducaçãoHumanas e PolíticasNotíciasSobre um cursoEntrevistaArtigoEventoSobre a NAUParceiro
Programa de Recuperação e Resiliência República Portuguesa - Educação, Ciência e Inovação Financiado pela União Europeia - NextGenerationEU Compete 2020 Portugal 2020 União Europeia - Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional União Europeia - Fundo Social Europeu
NAU site
Subscrever lista de email (newsletter)Siga-nos no FacebookSiga-nos no Linkedin
NAU
  • Sobre
  • Cursos
  • Como se tornar parceiro
  • Código aberto
  • Acessibilidade
Comunicação
  • Ajuda
  • Notícias
  • Media kit
  • Mapa do site
Legal
  • Termos e Condições
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Política de Certificação
  • Consentimento Newsletter
República Portuguesa - Educação, Ciência e Inovação FCCN - Serviços digitais FCT FCCN - Serviços digitais FCT

© 2025 FCCN-FCT. Todos os direitos reservados.