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A importância da literacia digital nas gerações mais jovens

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NotíciasCiências Exatas e Tecnologias

27/06/2024

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Podemos pensar que o contacto frequente com tecnologias digitais é sinónimo de literacia digital. Contudo, vários estudos mostram que esta pode ser uma conclusão errada.

A estatística é recente e ilustrativa dos desafios colocados pelo presente ecossistema digital. De acordo com um estudo realizado pela Aliança Australiana para a Literacia dos Media, apenas 41% das crianças australianas entre os 8 e os 16 estão “confiantes de que conseguem distinguir notícias falsas de notícias verdadeiras”. Este dado leva o diário britânico The Guardian a deixar a questão “Será que devemos ensinar sobre os média nas aulas como ensinamos matemática?”. 

Os desafios colocados online às crianças e jovens são os mesmos que os de qualquer cidadão, desde a desinformação às ameaças de cibersegurança, passando pelos obstáculos à privacidade ou pelo discurso de ódio. No caso dos jovens, estas ameaças ganham uma dimensão ainda mais significativa, tendo em conta a sua inexperiência e a consequente necessidade de proteção. 

“O acesso às tecnologias digitais traz consigo riscos para o bem-estar das crianças e para a saúde mental e física”, explica a UNICEF, no seu site, sublinhando que “à medida que o mundo digital, cada vez mais, regista e molda as ações e decisões das crianças, a sua liberdade é colocada em risco, bem como o desenvolvimento da sua saúde”. 

Como recorda o portal EdSurge, pode haver a tentação de fazer corresponder o conceito de “nativo digital” (alguém que nasceu e cresceu num contexto marcado pelo uso frequente das novas tecnologias) com literacia digital. Contudo, explica Nada Tamez-Robledo, essa é uma falsa equivalência: “Os estudantes podem ter competências digitais, mas não a literacia digital necessária”. 

Neste contexto, a formação digital pode desempenhar um papel fundamental na garantia dos conhecimentos e competências necessárias para uma utilização segura, equilibrada e saudável das tecnologias digitais. Os cursos abertos, massivos e online (MOOCs), em particular, são oportunidades de comunicação e formação de especial interesse, ao permitirem uma aprendizagem realizada ao ritmo dos mais jovens, muitas vezes utilizando técnicas que são especialmente eficazes nestas gerações como a gamificação. 

Na Plataforma NAU, poderá encontrar vários cursos dedicados aos temas da literacia digital e dos media. Encontre a oportunidade ideal para vários perfis e interesses em https://www.nau.edu.pt/cursos

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