Categorias
Sobre um curso19/07/2021
Infelizmente, quando ouvimos falar em países como a Síria, o Iémen, o Sudão ou Moçambique, grande parte das vezes é pelas piores razões. Hoje em dia, estas e outras nações espalhadas por todo o mundo estão a atravessar crises humanitárias complexas, dramáticas e profundas, de diferentes naturezas e provocadas pelos mais diversos fenómenos. Situações que invariavelmente deixam um rasto de miséria, de morte, de destruição e não só.
As marcas psicológicas deixadas nas vítimas são um dos grandes problemas causados por estas tragédias, porém, e apesar das suas consequências a longo prazo serem tão reais como as da fome ou da falta de um teto, muitas vezes são postas de lado face à enormidade de outras necessidades por preencher.
É uma questão difícil de abordar, mas cuja resolução é igualmente importante, que pode ganhar as soluções e ajudas mais inesperadas, quando existe solidariedade, criatividade e vontade de ajudar.
Um exemplo de uma solução inusitada para este problema complexo, é a arte. Quando aplicada em contextos de emergência humanitária, o poder transformativo e terapêutico das diferentes formas de arte pode fazer toda a diferença no apoio prestado às vítimas. Pode ser um escape físico para os problemas psicológicos, e um passo importante para a recuperação. Mas para que esta solução seja eficaz e viável, o conhecimento de como e quando a aplicar é fundamental. E é aqui que surge o Curso “Arts, Armed Conflict and Humanitarian Aid”, promovido pela APECV (Associação de Professores de Expressão e Comunicação Visual) – o primeiro curso em inglês promovido através da plataforma NAU.
Uma iniciativa de formação online aberta, gratuita e flexível, destinada a cidadãos que trabalhem ou que pensem trabalhar em projetos de apoio humanitário de cariz artístico, como formadores, educadores, artistas ou pessoas interessadas em arte e em apoio humanitário.
Através de vídeos legendados e de outras ferramentas pedagógicas, o objetivo deste curso é transmitir os conhecimentos necessários à implementação de projetos artísticos de apoio humanitário em contexto de emergência.
Ao longo dos quatro módulos de formação, os participantes vão em língua inglesa entender o conceito de emergência humanitária e vão conhecer algumas abordagens críticas a estas situações, vão aprender a analisar práticas artísticas específicas de abordagem a estes problemas, de cariz de saúde e de educação, e vão também aprender a definir as melhores estratégias e ferramentas a aplicar em diferentes projetos artísticos de apoio humanitário.
Os participantes serão testados através de uma série de questionários e, mediante a conclusão dos mesmos e de todos os módulos com sucesso, no final será atribuído um Certificado Digital Oficial que comprovará os seus novos conhecimentos.
Participe de 15 de Setembro a 25 de Fevereiro de 2021, e descubra o poder transformativo e curativo da arte.
Saiba mais na página do Curso “Arts, Armed Conflict and Humanitarian Aid”: https://www.nau.edu.pt/en/course/arts-armed-conflict-and-humanitarian-aid/
Quando aplicada em contextos de emergência humanitária, o poder transformativo e terapêutico das diferentes formas de arte pode fazer toda a diferença no apoio prestado às vítimas.
Categorias
EntrevistaSobre um curso