Curso “Cidadão Cibersocial”: Desligue os perigos e ligue-se ao mundo das redes sociais em segurança

Quarta-feira, 16 Junho 2021

Nos dias que correm, socializar já não é o que era. Se antigamente a nossa ligação com quem nos é próximo acontecia por telefone, carta ou conversas de café, hoje em dia o "like", o "share" e o "chat" são as palavras de ordem. A socialização hoje é mais digital, imediata e acessível do que alguma vez foi, devido à crescente adesão às redes sociais. Um fenómeno relativamente recente, que tem vindo a ser acelerado devido ao afastamento imposto pela pandemia, e que hoje já faz parte do dia-a-dia de grande parte das pessoas.

Como fenómeno recente que é, ainda há quem não esteja familiarizado com as regras e com os perigos deste novo mundo. Com as fraudes online, os problemas associados à privacidade de utilizadores e de dados pessoais e outros perigos a aumentar de dia para dia, a temática da cibersegurança nunca teve tanta relevância. Hoje, é essencial garantir que todos os utilizadores de redes sociais conhecem as melhores práticas, os riscos associados e formas de prevenção existentes, para que estes espaços sejam locais de socialização e não fontes de perigo e de dores de cabeça.

Com isso em mente, o Centro Nacional de Cibersegurança criou mais uma ferramenta de formação, desta vez dirigida a segurança nas redes sociais – o curso “Cidadão Cibersocial”. Uma iniciativa online aberta, gratuita e flexível, dirigida a qualquer utilizador de redes sociais a partir dos 14 anos, que tem como objetivo transmitir as melhores práticas de utilização e de segurança de redes sociais.

Através de apenas 3 horas de formação, criadas para serem o mais interativas e simples possível, os participantes vão conhecer os principais tipos de redes sociais e as respetivas características, vão aprender a identificar os riscos mais comuns de cada plataforma e finalmente vão aprender como aplicar as melhores práticas de segurança e de privacidade no uso de redes sociais.

Ao longo de todo o curso, os participantes serão avaliados através de diferentes atividades. No final, mediante uma classificação final igual ou superior a 75%, poderão aceder a um Certificado Digital Oficial que comprovará todos os seus novos conhecimentos e competências.

Participe de 16 de Junho a 16 de Junho de 2022, e aprenda a navegar nas redes sociais sem percalços ou preocupações. Saiba mais sobre o curso “Cidadão Cibersocial”: https://www.nau.edu.pt/pt/curso/cidadao-cibersocial/