Curso “Dador de Sangue: Critérios de Elegibilidade” – aprenda como dar vida

Segunda-feira, 31 Maio 2021

Com a atual crise pandémica veio o medo do desconhecido. O medo de sair de casa, o medo de fazer as mais diversas tarefas que até então nos pareciam inofensivas, e, infelizmente, o medo das idas a hospitais e unidades de saúde. Um comportamento que tem agravado inúmeras problemáticas de saúde, incluindo uma crise profunda e antiga: a crise da escassez nos bancos de sangue. Porém, se há algo que este último ano nos ensinou, é que a vida não pode parar. A qualquer momento, qualquer um de nós pode necessitar de uma transfusão sanguínea, por isso, é responsabilidade de todos nós não deixar parar as dádivas de sangue. Porque a dádiva de sangue é uma dádiva de vida.

Com o objetivo de ajudar a mitigar esta crise, através do esclarecimento de muitas das dúvidas relacionadas com as dádivas de sangue que ainda persistem na sociedade atual, o Instituto Português do Sangue e da Transplantação criou o curso “Dador de Sangue: Critérios de Elegibilidade” – uma iniciativa de formação aberta, gratuita e flexível, destinado à população em geral, com particular interesse nos potenciais candidatos à dádiva de sangue.

Ao longo de cerca de 3 horas de formação, que podem ser geridas de forma livre e autónoma, os participantes vão conhecer os diferentes critérios de elegibilidade inerentes à dádiva de sangue, incluindo os cuidados pré e pós dádiva e os principais impedimentos e riscos associados, e vão também conhecer os Direitos e Deveres do Dador de Sangue.

No final, cada participante será posto à prova através de uma série de questionários e, mediante a conclusão dos mesmos com sucesso, será atribuído um Certificado Digital Oficial que que comprovará os seus novos conhecimentos.

Inscreva-se e aprenda a dar vida: https://www.nau.edu.pt/pt/curso/dador-de-sangue-criterios-de-elegibilidade/