Curso “Introdução à Epigenética”: Uma nova arma no combate ao cancro

Banner NAU shape

Segunda-feira, 26 Abril 2021

Nos últimos anos, a ciência médica tem avançado a um ritmo considerável no que toca ao diagnóstico do cancro, sendo de destacar a área da Epigenética. Esta área da biologia que se foca no estudo de mecanismos intimamente ligados ao desenvolvimento de cancro através de metilação de ADN, tem-se provado vital para o aumento de eficácia de diagnóstico e prognóstico de diferentes patologias cancerígenas. Porém, apesar do extraordinário potencial da aplicabilidade da epigenómica em contexto de diagnóstico clínico, a oferta de ações de formação nesta área continua a ser muito reduzida.

Para ajudar a resolver este problema, o Instituto Politécnico de Lisboa e a Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa criaram o curso “Introdução à Epigenética” – uma formação online aberta, gratuita e flexível, destinada a todos os cidadãos interessados nesta área, principalmente com conhecimentos em biologia, cuja principal finalidade é ajudar a compreender a Epigenética e as modificações do genoma (cromatina e DNA) que não envolvem alterações na sequência do DNA.

Ao longo de cerca de 16 horas de formação, os participantes vão explorar a história e o presente da Epigenética, vão conhecer os níveis e a organização da Cromatina, vão aprender a identificar marcas epigenéticas e vão também conhecer os principais mecanismos de regulação epigenética da expressão génica.

No final da formação, os participantes serão avaliados através de uma prova final e, mediante uma nota superior 75%, terão acesso a um Certificado Digital que comprovará a participação no curso e todas as novas competências adquiridas.

Participe de dia 10 de Maio até dia 29 de Outubro, e entre no mundo da Epigenética. Saiba mais na página do Curso “Introdução à Epigenética”: https://www.nau.edu.pt/curso/introducao-a-epigenetica/