O mundo digital, aberto a todos

Banner NAU shape

Segunda-feira, 22 Março 2021

O mundo está cada vez mais digital. Hoje em dia, com um simples clique num computador ligado à internet, podemos aceder a notícias, conteúdos diversificados, entretenimento, lojas online dos mais variados artigos, entre um sem fim de possibilidades. Mas, infelizmente, nem todos dispomos das mesmas apetências e possibilidades para aceder a este mundo. Qualquer pessoa com dificuldades de locomoção, visão, audição, entre outras limitações, encontra mais barreias à entrada no mundo digital do que a maioria de nós, porém, se há característica que define este espaço é a liberdade e a democracia, por isso, todos deviam ter igual acesso a todo o potencial da internet. Para ajudar a tornar isso uma realidade, foi criada a Declaração de Acessibilidade e Usabilidade Digital, bem como o Selo de Excelência que certifica os sítios web que trabalham para democratizar o acesso à internet de todos, independentemente de limitações.

Com o objetivo de apresentar esta Declaração, bem como o selo, e de aprofundar os conhecimentos de todos os cidadãos que se possam envolver com estas iniciativas por forma a potenciar as mesmas, foi criado o curso “Acessibilidade dos Conteúdos Digitais (Da Declaração de Acessibilidade e Usabilidade ao Selo de Excelência)” - uma iniciativa de formação online aberta, gratuita e flexível, com a duração de cerca de 30 minutos.

Um curso que vai capacitar e informar todos os participantes de diferentes formas. Primeiro, serão dadas a conhecer as normas internacionais, as boas práticas e a legislação relativa a acessibilidade e usabilidade de sítios web e de aplicações. De seguida, os participantes vão conhecer os requisitos necessários para gerar e publicar a Declaração de Acessibilidade e Usabilidade Digital, e vão também conhecer a relação desta declaração com o Selo de Usabilidade, bem como a finalidade deste certificado digital, as formas de acesso ao mesmo, os seus requisitos, os seus destinatários e até os seus prazos de validade.

Logo após esta formação rápida, todos os participantes terão a oportunidade de rever e de pôr à prova os conhecimentos adquiridos através de uma avaliação geral e, mediante uma classificação final igual ou superior a 50%, será atribuído um Certificado Digital Oficial que irá comprovar todas as suas novas competências.

Participe até ao próximo dia 30 de abril, e ajude a abrir as portas do mundo digital a todos os cidadãos. Saiba mais na página do Curso “Acessibilidade dos Conteúdos Digitais”: https://www.nau.edu.pt/curso/acessibilidade-dos-conteudos-digitais-da-declaracao-de-acessibilidade-e-usabilidade-ao-selo-de-excelencia/