Curso “O Essencial da Gestão de Dados de Investigação”: Gerir, em prol da ciência e do progresso

Banner NAU shape

Segunda-feira, 15 Março 2021

Em todas as vertentes da vida na terra, a ciência faz-nos avançar! Desde sempre, a investigação científica tem sido o grande motor do progresso, responsável por descobertas, conclusões e soluções que nos fazem crescer e evoluir enquanto espécie e civilização, e que, muitas vezes, alteram radicalmente importantes aspetos da nossa vida. Porém, e por muito fascinantes e até talvez romantizados que sejam estes processos para o comum mortal, a realidade da investigação implica uma coisa muito real e prática: dados. Um instrumento fundamental, responsável por identificar padrões, tendências, e por ajudar a desvendar factos e realidades, que muitas vezes estão escondidos, e que no final do dia é muitas vezes um jogo de números. Por esta razão, a gestão de dados é de enorme importância, pois, na maior parte dos casos, quão melhor geridos são os dados, mais simples, eficaz e célere pode ser o processo de investigação e, por consequência, o alcançar de resultados.

Com todos estes factos em mente, a Secretaria Geral da Educação e Ciência criou o curso “O essencial da Gestão de Dados de Investigação.” – uma formação online aberta, gratuita e flexível, conduzida por uma equipa de formadores reputada e prestigiada e direcionada principalmente a investigadores e alunos de doutoramento das mais diversas áreas, mas também, a outros profissionais cuja atividade implique o suporte à gestão de dados de investigação, que tem como objetivo desenvolver e melhorar competências de gestão de dados no âmbito da investigação.

Ao longo das seis semanas de formação, através de sessões semanais de cerca de 5 horas, pretende-se que os participantes compreendam e assimilem de forma ampla e funcional todos os temas associados à gestão de dados, ao longo de todo o ciclo de vida da investigação: definição do que são dados de investigação; diferentes planos de gestão existentes; métodos de documentação e organização; licenciamento e proteção de propriedade; partilha, disponibilização e armazenamento.

No final da formação, cada participante terá a oportunidade de aceder a um Certificado Digital Oficial que irá comprovar todas as novas competências adquiridas.

Participe já enquanto ainda vai a tempo, até dia 30 de abril, e desenvolva as suas competências de gestão de dados, em prol da ciência e do progresso. Saiba mais na página do Curso “O Essencial da Gestão de Dados de Investigação”: https://www.nau.edu.pt/curso/o-essencial-da-gestao-de-dados-de-investigacao/