Curso “Cidadão Ciberinformado”: A informação é uma arma, cada vez mais necessária

Banner NAU shape

Segunda-feira, 8 Março 2021

Nos dias que correm, podemos dar por nós a duvidar de tudo o que lemos e até vemos. Sendo que, as fontes de notícias e de informação são cada vez mais vastas e diversificadas, em grande parte, devido à crescente evolução das tecnologias de informação digital. É cada vez mais difícil saber em quais confiar, porque no meio de tantos artigos, posts, opiniões e boatos, as notícias ou informações falsas têm cada vez mais espaço para se disseminar. As chamadas “fake news”. É estimado que cerca de 80% dos portugueses consideram estas notícias e informações falsas, uma forma de deturpar a realidade, e também que os jornalistas e os próprios cidadãos devem ter um importante papel no combate à disseminação deste tipo de informação. É indiscutivelmente um dos grandes problemas da atualidade.

Sabendo que para combater estes problemas modernos são precisas soluções inovadoras, o Centro Nacional de Cibersegurança e a LUSA, Agência de Notícias de Portugal, criaram o curso “Cidadão Ciberinformado” – uma formação online aberta, gratuita e flexível, destinada a qualquer pessoa que tenha por hábito consultar notícias e informações online, que pretende alertar, esclarecer e informar acerca destes perigos, porque a informação é realmente a arma mais eficaz no combate à desinformação.

Neste curso de cerca de 3 horas, os participantes vão conhecer a natureza, origens e formas de propagação das fake-news, bem como a importância crescente do jornalismo sério, transparente e credível e da sua valorização como forma de quebrar esta tendência, e vão também aprender diferentes formas de verificação de notícias e informações, para que todos as possam evitar e fazer assim a sua parte nesta luta.

No final da formação, os participantes serão avaliados através de uma série de questões e de atividades e, mediante uma percentagem mínima de 75% de questões respondidas corretamente, será atribuído um Certificado Digital Oficial que irá comprovar todas as novas competências.

Participe nesta iniciativa até ao próximo dia 2 de maio, e desenvolva o seu espírito crítico e as suas capacidades para ajudar a combater as fake-news. Saiba mais na página do Curso “Cidadão Ciberinformado”: https://www.nau.edu.pt/curso/cidadao-ciberinformado/