Curso “Teletrabalho em Tempo de Isolamento”: Como conciliar a vida profissional e pessoal

Segunda-feira, 8 Fevereiro 2021

Há um ano atrás, seria difícil de imaginar o quão diferentes seriam as nossas vidas! A pandemia COVID-19 causou mudanças profundas em todos os aspetos do nosso dia-a-dia, e em grande parte dos casos, alterou radicalmente a forma como trabalhamos. Numa primeira fase, muitos de nós fomos obrigados a ficar em casa e a trabalhar de forma remota pela primeira vez, muitas vezes sem grande preparação, e agora, com o recente agravar da situação, mais uma vez o teletrabalho em contexto de isolamento social é uma realidade comum. Porém, e por mais preparados que possamos estar, neste segundo período de confinamento, esta realidade continua a ser sinónimo de inúmeros desafios. Neste contexto, a linha entre a vida pessoal e profissional tende a ficar desfocada, o que pode trazer implicações a vários níveis, como no equilíbrio mental e emocional, na produtividade laboral, nas nossas relações e organização familiar, entre outros.

Felizmente, e apesar de estar confinado na sua casa, não está sozinho! Mais uma vez, a Agência para a Modernização Administrativa, I.P está do seu lado, para o ajudar a enfrentar todos estes desafios, através da segunda edição do Curso “Teletrabalho em Tempo de Isolamento” – uma iniciativa de formação online gratuita, flexível e aberta a todos, que tem como grande objetivo o desenvolvimento das competências socioprofissionais necessárias ao trabalho remoto em contexto de isolamento, e também a promoção de uma melhor conciliação entre a vida profissional e pessoal.

Ao longo de cerca de uma hora e meia de formação, os participantes vão explorar o conceito de teletrabalho, as diferentes modalidades e os respetivos pressupostos, para que compreendam as suas principais vantagens e desafios. De seguida, vão aprender diferentes estratégias de produtividade e de motivação em ambiente de trabalho remoto, que vão desde a preparação de ambientes e condições de trabalho, às diferentes formas de planeamento e de organização do dia-a-dia. Depois, vão conhecer as várias ferramentas e plataformas de apoio ao teletrabalho, bem como os pressupostos de confidencialidade e de cibersegurança associados. Por fim, vão ainda explorar e compreender a importância de ter um bom equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, e conhecer algumas técnicas para o conseguir alcançar.

No final do curso, os participantes serão avaliados para testar os conhecimentos adquiridos e, mediante uma classificação igual ou superior a 50%, terão acesso a um Certificado Digital Oficial que comprovará as suas novas competências.

Participe de 3 de fevereiro a 30 de julho, e adapte-se ainda melhor a este novo paradigma laboral. Saiba mais na página do Curso “Teletrabalho em Tempo de Isolamento”: https://www.nau.edu.pt/curso/teletrabalho-em-tempo-de-isolamento/