Skip to main content
FCCN serviços digitais da FCT
NAU site
  • Help
  • Courses
  • Programs
  • News
  • Partners
  • Espaço AP
  • You are here:
  • Home
  • News
  • O Instituto de Estudos Medievais da Universidade NOVA de Lisboa vai lançar novos cursos na Plataforma NAU

O Instituto de Estudos Medievais da Universidade NOVA de Lisboa vai lançar novos cursos na Plataforma NAU

Categories

NewsInterviewArts and Culture

06/26/2024

Share on FacebookShare on TwitterShare on LinkedinShare by Email
Na entrevista ao Instituto de Estudos Medievais (IEM), conheça a nova linha de cursos deste parceiro da NAU, bem como os seus objetivos. As inscrições para a 1.ª formação já se encontram abertas.

#1 O Instituto de Estudos Medievais está prestes a lançar uma linha de cursos na NAU com o tema “Olhares cruzados sobre a Idade Média”. Em que consiste a formação e quais os seus objetivos?

A linha de cursos massivos lançada pelo Instituto de Estudos Medievais é uma das concretizações do objetivo assumido por esta unidade de investigação de criar produtos com impacto societário. E, a nosso ver, o maior contributo da historiografia para inverter a atual adesão acrítica manifestada pela comunidade a conteúdos online é o de a conduzir à reflexão. Estamos convictos de que tal será conseguido através da chamada de atenção para o contraste entre histórias e memórias de assimilação antiga ou recente e as interpretações certificadas sobre temáticas medievais que apresentamos. 

Por isso, o mote que torna coerente este conjunto dos cursos é o do questionamento de “verdades históricas” interiorizadas pelos portugueses em geral. Sejam “verdades” sobre a democracia dos concelhos medievais e a ausência de cidades no reino - de que nos ocuparemos neste primeiro curso - sejam outras relacionadas com os reis guerreiros, a religiosidade, o mundo rural, as viagens, os manuscritos iluminados, a literatura ou a iconografia.

#2 Como surgiu a ideia de produzir cursos com a NAU?

O projeto estratégico do IEM para o quinquénio 2018-2023 tinha como um dos seus objetivos criar um MOOC sobre Idade Média. No mesmo período, alguns dos investigadores do IEM já tinham produzido, participado e/ou frequentado cursos na plataforma NAU. Pareceu-nos, assim, uma aposta segura e acertada.

#3 Porquê estudar a Idade Média em pleno séc. XXI?

Esta pergunta corresponde a uma formulação localizada daquela mais geral que se tem mantido ao longo das gerações: para que serve a História? Afastemo-nos dos lugares-comuns utilizados pelos políticos que conjugam lições e perspetivas, associando o passado, o presente e o futuro. 
A História serve para desenvolver um raciocínio analítico que se atinge através do conhecimento e da comparação entre múltiplas organizações da sociedade. 
Especificamente quanto à Idade Média, a imagem que se construiu ao longo dos séculos - caraterizada pela fome e doença dizimadoras, violência gratuita obscurantismo cultural e religiosidade exacerbada – instalou-se no nosso imaginário coletivo. Por isso, trazer alguma luz a este panorama sombrio, através do seu estudo, é contribuir para a distinção, tão necessária no nosso tempo, entre, por um lado, os mitos e, por outro, as interpretações baseadas em fontes credíveis.

#4 Que impacto preveem que estes cursos possam ter?

O curso foi preparado a pensar em determinados grupos, como a comunidade escolar, mas pretende cativar a curiosidade e o interesse de um público mais alargado, uma vez que as sociedades atuais continuam a registar um profundo interesse pela época medieval. Este cenário é bem visível não só em Portugal, mas também em outros países de língua oficial portuguesa e comunidades lusófonas espalhadas pelo mundo. Assim, torna-se difícil prever um impacto mensurável. Contudo, a experiência do IEM na elaboração de atividades de disseminação de ciência, bem como da plataforma NAU na disponibilização online de MOOC oferecem-nos já a certeza de que o curso será frequentado, por exemplo, por formandos de diferentes áreas geográficas, idades e níveis de literacia. Condições que nos permitem assegurar o cumprimento de princípios chave, como por exemplo, contribuir para a inclusão social no conhecimento e a formação ao longo da vida.

#5 Quais as mais-valias que veem na plataforma NAU?

A plataforma NAU oferece um vasto leque de potencialidades para a produção e disponibilização de MOOCs, nomeadamente o seu BackOffice de preparação amigável ao utilizador, a sua equipa de profissionais especializada, atualizada e permanentemente disponível, e a parceria com o estúdio da FCCN. Todos estes elementos possibilitam o desenvolvimento de MOOCs gratuitos para a comunidade, com a possibilidade de os integrar mais tarde a longo prazo na plataforma edX.org . A plataforma também permite atingir um público muito alargado e diversificado (ex: origens geográficas, idades, níveis de formação, etc), com a possibilidade de analisar estatisticamente o perfil dos alunos que frequentam o curso e identificar aspetos a melhorar na construção de cursos.
A possibilidade de produzir elementos de avaliação que assegurem uma avaliação justa, transparente e imediata também é uma mais-valia.

#6 Algo a acrescentar?

Queríamos apenas deixar um apelo, a quem tomar conhecimento desta iniciativa, para nos acompanhar neste percurso multifacetado pela Idade Média.

As inscrições para o 1.º curso já se encontram abertas

As inscrições para o 1.º curso, intitulado “Portugal na Idade Média: um reino com municípios democráticos e sem cidades?”, já se encontram abertas . Com uma duração total de 15h, ao ritmo do formando, promete desconstruir “os equívocos sobre a organização política das comunidades concelhias e sobre o mundo urbano português medieval”. A formação terá início no dia 18 de julho.

Portugal na Idade Média: um reino com municípios democráticos e sem cidades?

OrganizationUniversidade NOVA de Lisboa
Course codeMDRC
Course date Open for enrollment
The entire course can be completed without cost.

Este curso é financiado por:

Related posts

A NAU esteve presente no ELI@ES 2025

Categories

NewsEvent

A NAU esteve presente no Encontro Nacional de Ciência Cidadã 2025

Categories

NewsEvent

NAU atinge a marca de 500 mil utilizadores registados na plataforma

Categories

NewsAbout NAU

Other categories of articles

Exact Sciences and TechnologyInterview
NAU site
Subscribe our newsletterFollow us on FacebookFollow us on Linkedin
NAU
  • Who we are
  • Courses
  • How to become a partner
  • Open source
  • Accessibility
Communication
  • Help
  • News
  • Media kit
  • Site Map
Legal
  • Terms and conditions
  • Privacy Policy
  • Cookies Policy
  • Certification Policy
  • Newsletter consent
República Portuguesa - Educação, Ciência e Inovação FCCN - Serviços digitais FCT FCCN - Serviços digitais FCT

© 2025 FCCN-FCT. All right reserved.