Categories
News04/05/2024
A segunda edição desta formação de 30 horas promovida pela Direção-Geral da Saúde já tem inscrições abertas e volta a ser destinada a todos os profissionais de saúde do SNS.
O objetivo do curso passa por partilhar com esta comunidade um conjunto de ferramentas digitais para a promoção da atividade física e melhoria da qualidade de vida. Ao longo dos cinco módulos, os participantes vão poder ficar a conhecer os conceitos-base que sustentam a promoção da atividade física e conhecer as recomendações da Organização Mundial de Saúde relativamente a esta temática. São ainda abordadas diferentes estratégias que podem ser utilizadas para a promoção de mudança comportamental nos utentes, com o apoio de várias ferramentas de suporte e com o desenvolvimento de planos de ação.
Como deve ser realizada a alimentação das crianças? Esta é a pergunta base a partir da qual a Universidade do Porto criou este curso de seis horas.
Dando a conhecer a importância de uma alimentação saudável para os mais novos - desde a gravidez até à adolescência, esta formação foca os princípios gerais para alcançar este objetivo, destacando a relevância da envolvência familiar e o papel da escola.
A formação é aberta a todos os interessados nesta temática, que, no seu final, saberão implementar estratégias práticas para facilitar a adoção de boas práticas alimentares no dia a dia das crianças. “A infância é uma janela de oportunidade para atuar na prevenção de doenças relacionadas com a alimentação”, destaca a Universidade do Porto, na descrição do curso.
A prevenção e resposta a situações de potencial abuso de crianças e jovens ou de violência no desporto é o principal foco desta formação do IPDJ - Instituto Português do Desporto e Juventude.
A formação tem quatro horas de duração e o seu público-alvo são os treinadores desportivos, estando aberto, contudo, a todos os interessados no tema. O curso pretende dotar os participantes de conhecimentos que lhes permitam compreender as várias categorias do abuso a crianças e jovens, descrever e detetar sinais de abuso e articular e criar estratégias para prevenir este tipo de situações.
Ao realizar esta formação é ainda possível conhecer as ações recomendadas quando se suspeita de uma situação de abuso. “3 em cada 4 adultos relata ter tido pelo menos um incidente de violência no desporto antes de completar 18 anos”, realça o IPDJ, sublinhando a responsabilidade de “garantir a todas as crianças e jovens uma prática desportiva positiva, saudável e segura”.
Estes cursos são financiados por:
Categories
NewsAbout the courseCategories
NewsAbout the courseInterviewCategories
NewsEvent