Programa de Sensibilização em Cibersegurança

Todos os dias ao aceder à internet corremos o risco de sofrer um ataque informático. Participe no Programa de Sensibilização em Cibersegurança e aprenda a proteger-se.

Apresentação

O Kit de Sensibilização para a Cibersegurança, destinado às Universidades Ibero-Americanas, é um projeto de colaboração entre a Rede Colaborativa MetaRed e o Instituto de Cibersegurança de Espanha (INCIBE), autor do kit original.

A MetaRed Portugal encarregou-se de realizar as adaptações necessárias, nomeadamente a tradução dos conteúdos, para otimizar a sua utilização no âmbito das Instituições de Ensino Superior Portuguesas e conta com o apoio do Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS) e do RCTS CERT.

O programa é constituído por 9 cursos que exploram as seguintes temáticas: a informação (confidencialidade, a disponibilidade e a integridade), fraudes por correio eletrónico, palavras-passe, o posto de trabalho, o teletrabalho, dispositivos móveis e redes sociais.

Participe e garanta a sua segurança.

Público-alvo

O curso é destinado à Comunidade Académica de Instituições de Ensino Superior Português e a todos os interessados em aprender mais sobre cibersegurança e os aspetos essenciais que os utilizadores (alunos, professores, investigadores, pessoal de administração e serviços, etc.) devem conhecer em matéria de segurança da informação, privacidade e potenciais riscos.

Objetivos de aprendizagem

No final deste curso será capaz de:

  • Entender os conceitos associados à segurança da informação;
  • Entender os riscos associados à utilização das tecnologias de informação e comunicação (TIC)
  • Entender os conceitos associados à cibersegurança
  • Entender os principais falhas e erros de utilização das TIC
  • Identificar boas práticas a aplicar no dia a dia

Cursos no Programa

Nota: à medida que os cursos forem disponibilizados, os mesmos serão adicionados abaixo: