Informação: Classificação e Medidas de Proteção

Que medidas existem na sua Universidade para assegurar a proteção da informação? Saiba se cumprem as práticas de cibersegurança da MetaRed.

272 já inscritos | Disponível

Apresentação

Todos os dias circulam informações e dados sensíveis ou confidenciais, entre e-mails, clouds e outros sistemas de armazenamento de dados.

Estes dados das Instituições de Ensino Superior precisam de ser classificados e protegidos de acordo com a sua importância e criticidade. É necessário avaliar que riscos representam a sua perda e prever que consequências a sua alteração ou exposição podem acarretar para cada atividade da Instituição.

A identificação e seleção destas práticas deve ser incluída no orçamento das organizações como uma tarefa prévia. É decisiva para não existir a longo prazo uma “falsa sensação de segurança”. As entidades acabam por perder oportunidades de evolução por não serem capazes de gerir as ameaças relacionadas.

Assim, existem diversas ações simples e rotineiras que podemos adotar no dia a dia para aumentar o nível de proteção da informação, impedindo que esta seja perdida, alterada ou exposta, quer acidentalmente, quer através de um ciberataque

Este curso abordará a temática da classificação da informação, sugerindo medidas de proteção a aplicar no dia a dia e que vão desde a encriptação de informação à eliminação de metadados com informação privada.

Público-alvo

O curso é dirigido às Comunidades Académicas de Instituições de Ensino Superior Português, assim como a todos os cidadãos que tenham interesse em aprender boas práticas no âmbito da cibersegurança, que possibilitam minimizar o risco e potenciam a segurança da informação.

Objetivos de Aprendizagem

No final deste curso será capaz de:

  • Perceber a importância da classificação da informação;
  • Identificar medidas de proteção da informação;
  • Entender como pode ser usada a encriptação na proteção da informação;
  • Perceber o que são metadados;
  • Identificar riscos para a segurança da informação.

Programa do curso

Módulo 1: Classificação da informação

Módulo 2: Encriptação da informação

Módulo 3: Metadados, riscos e como eliminá-los

Módulo 4: Avaliação

Carga Horária

O curso tem uma carga total de (cerca de) 2 horas, divididos em quatro módulos, incluindo a avaliação.

Avaliação

Os seus conhecimentos serão testados ao longo do curso através de quizzes que comprovarão as suas novas competências.

Certificado

Para obter o Certificado de Conclusão será necessário responder a todos os momentos de avaliação e ter como percentagem mínima 60% de respostas corretas.

Ajuda

Para problemas técnicos que surjam, no momento em que está a utilizar a plataforma contacte:

Para assuntos relacionados com os conteúdos da formação, contacte: