Categorias
NotíciasParceiro17/04/2025
O novo espaço exclusivo foi lançado no dia 24 de março. As duas entidades mostram entusiasmo e expectativas positivas para este mais recente passo colaborativo.
“Esta evolução é um marco na construção de um espaço de partilha e aprendizagem exclusivo para a Administração Pública (AP). O INA tem como vocação ser um ponto de encontro entre o conhecimento e a prática, entre a ciência e o terreno e, neste sentido, é com grande entusiasmo que damos este passo, esperando que a AP se mobilize, connosco, na disponibilização de oferta formativa que acrescente valor.” refere Luísa Neto.
João Gomes relembra o papel deste parceiro da NAU como um elemento-chave fundador da plataforma. “O compromisso do INA tem sido constante, tanto na governança da plataforma quanto na quantidade de cursos disponibilizados e no alinhamento estratégico entre as duas entidades. Esta evolução reforça a parceria já existente e sublinha a importância de um esforço conjunto para oferecer formação de qualidade e acessível aos trabalhadores da Administração Pública, dando-lhes um espaço de destaque”, refere o diretor. “A NAU valoriza profundamente esta colaboração, que contribui para a geração de conhecimento em língua portuguesa, de requalificação de quadros e de aprendizagem ao longo da vida.”, acrescenta João Gomes,
Este posicionamento estratégico da NAU deve-se às necessidades levantadas por parte de parceiros e utilizadores, de forma a não se desviar da sua missão principal. “Através de um processo de escuta ativa, identificámos a necessidade de oferecer mais flexibilidade às organizações da Administração Pública, num processo liderado pelo INA.
“Este posicionamento permitirá que os utilizadores encontrem com maior facilidade os cursos que realmente desejam, tanto em nau.edu.pt, quanto neste espaço exclusivo para a Administração Pública.”
O diretor reforça ainda a necessidade de investir - apesar do crescimento significativo da plataforma através de financiamento externo como o Compete 2020 ou do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) - na sustentabilidade da Plataforma NAU a médio prazo. “Esta iniciativa enquadra-se nesse âmbito e, com ela, esperamos colher muitos frutos, fortalecendo ainda mais a nossa capacidade de oferecer soluções versáteis para os nossos parceiros e utilizadores.”
“Prevemos que a formação conquiste um lugar mais relevante no dia-a-dia dos trabalhadores em funções públicas. A possibilidade de realizar cursos ao ritmo de cada um, sem horários e dias fixos, é uma realidade que queremos levar a todos os trabalhadores da AP”, acrescenta Luísa Neto. “Temos a expectativa de que, progressivamente, esta nova forma de desenvolver competências se transforme num recurso, sempre à mão, para melhorar o desempenho dos profissionais da AP”.
A nível técnico, a estrutura deste espaço exclusivo é idêntica à Plataforma NAU, garantindo a mesma eficiência e experiência para o utilizador. Dentro da solução Serviço Corporativo NAU, foi criado um website, com base no sistema de gestão de conteúdos da NAU e filtros de pesquisa mais adequados para o contexto da AP.
“Porque acreditamos no enorme potencial deste formato, esperamos que os cursos disponibilizados na NAU AP sirvam de alavancas para a massificação desta forma de realizar formação”, conclui Luísa Neto. “Para ganhar este terreno, contamos, entre outros, com o potencial da oferta formativa sobre as competências consideradas essenciais para todos os trabalhadores em funções públicas, previstas no Referencial de Competências para a Administração Pública (ReCAP), aprovado pela Portaria n.º 214/2024/1, de 20 de setembro. E contamos, também, com a mobilização das entidades da AP para se associar ao INA na construção progressiva de um catálogo cada vez mais diversificado, relevante e impactante.”
Conheça este novo espaço em www.ap.nau.edu.pt
Categorias
NotíciasSobre a NAUCategorias
NotíciasSobre a NAU