Saltar para o conteúdo
FCCN serviços digitais da FCT
NAU site
  • Ajuda
  • Cursos
  • Programas
  • Notícias
  • Parceiros
  • Espaço AP
  • Você está aqui:
  • Página de entrada
  • Notícias
  • Dia Mundial da Criatividade e Inovação: um caminho de sucesso para empresas e organizações

Dia Mundial da Criatividade e Inovação: um caminho de sucesso para empresas e organizações

Categorias

ArtigoEconomia e Gestão

21/04/2025

Partilhar no FacebookPartilhar no TwitterPartilhar no LinkedinPartilhar por e-mail
É a dia 21 de abril que se celebra, anualmente, a criatividade e inovação em todos os setores de atividade. Neste artigo, destacamos o papel que estes dois conceitos têm no sucesso das empresas e das organizações.

“Como empresas bem-sucedidas transformam a criatividade em crescimento” é o nome de um artigo da McKinsey que explora o papel da inovação na produtividade. De acordo com a investigação da consultora, os dados são claros quanto à correlação positiva entre estes dois factores – as empresas que mais promovem a criatividade têm um crescimento orgânico nas receitas superior em 67% em relação aos seus pares. 

O papel da criatividade é também destacado pelo Fórum Económico Mundial (FEM), no seu relatório Futuros Económicos Globais: Produtividade em 2030. A investigação traça quatro cenários para a produtividade até 2030, sendo o primeiro cenário contemplado o do aumento da produtividade, que teria como base “um ciclo virtuoso de inovação e de desenvolvimento de capital humano que levará a ganhos de produtividade significativos”.  

Uma “prioridade de topo” 

Num mundo em que a automação ganha terreno, o pensamento criativo é mesmo uma das competências-chave no mundo do trabalho. Esta é a ideia subscrita pela maioria dos empregadores, de acordo com um artigo da Forbes: “Aproximadamente 73% das organizações referem que as competências criativas são uma prioridade de topo, concordando que a sua relevância e importância é crescente”.  

O artigo destaca que a criatividade será importante em quatro dimensões: desenvolvimento da carreira, adaptação à mudança, vantagem sobre a competição, resposta à Inteligência Artificial e criação de um mindset de crescimento. “A capacidade de pensar de forma criativa já não é apenas uma qualidade que é bom ter ou uma capacidade reservada exclusivamente a empreendedores”, explica a autora do artigo, acrescentando que, com estas capacidades, “podemos ser uma força poderosa para o bem e resolver alguns dos desafios mais significativos do mundo”.  

A cultura de ser criativo 

A criação de uma cultura organizacional ou empresarial fundada na criatividade e na inovação é uma forma de aumentar a retenção do talento. De acordo com uma investigação na área da saúde laboral, os trabalhadores que sentem que “a criatividade e a inovação são recompensadas registam maiores probabilidades de satisfação relativamente ao trabalho, à organização e à remuneração”. A probabilidade de querer abandonar a empresa é diminuída em 22%, acrescenta o estudo.   

Um estudo realizado pela empresa japonesa Ricoh chegou a conclusões semelhantes, destacando que quase dois terços dos trabalhadores (64%) dizem que se sentiriam mais felizes no trabalho se tivessem mais tempo para tarefas criativas. O estudo contou com a participação de 7500 trabalhadores e gestores de empresas europeias. 

A importância de fomentar a criatividade da força de trabalho fica clara em algumas inovações concretas. Como recorda o Financial Times, algumas empresas, nomeadamente as tecnológicas, permitem às suas equipas dedicar tempo regularmente para “trabalhar naquilo que pretendem”. A Meta, empresa que detém o Facebook, é um desses exemplos, avança o artigo, realizando hackathons algumas vezes por ano. “A função de chat do Facebook e o botão do “like” emergiram dessas iniciativas”, sublinham.  

Criatividade como método 

O Design Thinking é uma abordagem centrada no utilizador que promove a resolução criativa de problemas através da empatia, colaboração e experimentação. Em Portugal, esta metodologia tem sido adotada por diversas organizações para impulsionar a inovação e a transformação digital. De acordo com um artigo do Jornal de Negócios, de 2025, sobre como o Design Thinking pode abrir novos caminhos para a inovação, a metodologia é descrita como um processo fundamental para "encontrar soluções inovadoras, mais eficazes e centradas no utilizador", permitindo às organizações não só resolver problemas, mas também transformar desafios em oportunidades de inovação.

A Academia Portugal Digital, através da plataforma NAU, disponibiliza o curso "Introdução ao Design Thinking", que oferece uma visão abrangente desta metodologia e das suas aplicações práticas. Com uma taxa de esforço estimada de 3h, ao ritmo do formando, a formação é totalmente gratuita e as inscrições estão abertas até outubro de 2025.

Introdução ao Design Thinking

OrganizaçãoAcademia Portugal Digital
Código do cursoIDT
Data do curso Inscrições abertas
O curso completo pode ser efetuado sem custos.

A NAU é cofinanciado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). 

Publicações relacionadas

Internet: promotora da diversidade e da tolerância?

Categorias

ArtigoHumanas e PolíticasArtes e Cultura

A importância da Comunicação de Ciência para a sociedade

Categorias

ArtigoComunicação e Marketing

Quais as vantagens de utilizar um gestor de passwords?

Categorias

ArtigoCiências Exatas e Tecnologias

Outras categorias de artigos

Artes e CulturaCiências da Saúde e da VidaCiências Exatas e TecnologiasCiências Naturais e AmbienteCiências SociaisComunicação e MarketingEconomia e GestãoFormação e EducaçãoHumanas e PolíticasNotíciasSobre um cursoEntrevistaArtigoEventoSobre a NAUParceiro
Programa de Recuperação e Resiliência República Portuguesa - Educação, Ciência e Inovação Financiado pela União Europeia - NextGenerationEU Compete 2020 Portugal 2020 União Europeia - Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional União Europeia - Fundo Social Europeu
NAU site
Subscrever lista de email (newsletter)Siga-nos no FacebookSiga-nos no Linkedin
NAU
  • Sobre
  • Cursos
  • Como se tornar parceiro
  • Código aberto
  • Acessibilidade
Comunicação
  • Ajuda
  • Notícias
  • Media kit
  • Mapa do site
Legal
  • Termos e Condições
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Política de Certificação
  • Consentimento Newsletter
República Portuguesa - Educação, Ciência e Inovação FCCN - Serviços digitais FCT FCCN - Serviços digitais FCT

© 2025 FCCN-FCT. Todos os direitos reservados.