Categorias
Artigo15/07/2022
Com uma previsão de crescimento de mercado que ronda os 500% até 2027, os cursos abertos, massivos e online (MOOCs) apresentam várias potencialidades para qualquer instituição. Descubra algumas destas mais-valias, que qualquer organização poderá encontrar ao tornar-se parceira da NAU.
#1 Upskilling
O upskilling consiste na oferta, por parte das empresas e organizações, de formação aos seus colaboradores, com o objetivo de otimizar o seu desempenho. Tendo em conta a evolução das tecnologias digitais, ao longo das últimas duas décadas, é fácil compreender a importância desta componente na estratégia de qualquer instituição. A necessidade de habilidades tecnológicas especializadas, bem como de adaptação a um contexto dinâmico do ponto de vista dos desafios e oportunidades, são algumas das razões que podem levar uma empresa ou organização a apostar na criação de um curso aberto, massivo e online. Paralelamente ao upskilling, a formação de colaboradores para novas tarefas ou postos de trabalho (reskilling) é outro dos campos onde os cursos abertos, massivos e online podem fazer a diferença.
#2 Responsabilidade Social
Num mundo globalizado, em que as ações de empresas e instituições podem impactar decisivamente várias esferas da sociedade, o conceito de responsabilidade social tem vindo a ocupar um papel cada vez mais determinante. Cada vez mais empresas integram nas suas estratégias ações destinadas à melhoria das condições da sociedade, tendo em vista a promoção de uma sustentabilidade integrada. A formação – e, em específico, a formação online – pode ser uma forma de gerar um impacto significativo junto de vários públicos, áreas do saber ou comunidades. Ao criar um curso aberto, massivo e online, uma empresa ou organização poderá colocar os seus recursos e saber acumulado ao serviço de uma causa, missão ou objetivo, envolvendo milhares de pessoas. Desenvolver um projeto de literacia através de um MOOC é um bom exemplo de uma iniciativa inserida neste âmbito.
#3 Branding
Os cursos abertos, massivos e online são também uma forma de uma empresa ou organização se diferenciar, podendo funcionar como elementos importantes na definição do posicionamento estratégico. Este potencial tem sido especialmente visível no caso das instituições cuja missão e objeto se relacionam diretamente com a Educação – as maiores instituições de ensino superior já apostam, atualmente, neste tipo de formação. De igual forma, ao promover um MOOC, qualquer empresa ou organização estará também a apostar num meio de comunicação que é, simultaneamente, massivo e especializado. Se, por um lado, através da possibilidade digital, um MOOC tem uma dimensão infinita e massificada, por outro, através da segmentação por áreas do saber, é possível chegar a públicos específicos.
Com interesse em desenvolver um MOOC? O processo de produção de um curso é rápido e simples e terá sempre o apoio da equipa da NAU. Conheça as vantagens de se tornar um parceiro NAU aqui.
Categorias
ArtigoArtes e CulturaCategorias
ArtigoEconomia e GestãoCategorias
ArtigoArtes e Cultura