Categorias
ArtigoFormação e Educação15/09/2024
Uma das principais características associada às ferramentas digitais é a forma como permite ao utilizador interagir com diversos conteúdos. Neste caso em particular, a integração de tecnologias de realidade virtual, realidade aumentada ou gamificação na Educação têm vindo a evidenciar a importância de garantir que se evita uma metodologia de ensino meramente expositiva, adaptando a abordagem à evolução dos nossos tempos de atenção e formas de comunicação.
Outra potencialidade advinda da evolução digital está relacionada com a nossa disponibilidade para aprender. O mundo da aprendizagem online evidenciou que uma das principais vantagens associadas ao e-learning está na maior flexibilidade e autonomia na participação no processo de aprendizagem. Através da utilização de ferramentas tecnológicas digitais é possível realizar um curso consoante o nosso ritmo ideal de estudo, bem como em função da nossa disponibilidade. Plataformas de MOOC (Massive Open Online Courses) como Coursera, edX e Udemy têm ganho cada vez mais espaço como complemento e/ou alternativa às vias tradicionais educacionais e formativas, devido ao seu carácter flexível e à sua fácil acessibilidade. A Plataforma NAU também se tem afirmado cada vez mais neste âmbito, no contexto português e da lusofonia, através do seu catálogo de cursos em Língua Portuguesa.
O mundo dos learning analytics chegou para ficar e tem vindo a influenciar a forma como ensinamos e aprendemos. Através da análise e tratamento de dados, é possível personalizar os percursos educativos às necessidades específicas do estudante ou formando, respondendo às suas dúvidas e colmatando lacunas na sua aprendizagem. Por outro lado, as próprias experiências educativas são mais eficazes, assumindo formatos mais ligados às preferências do aluno.
Uma das principais lições retiradas da pandemia da covid-19 está relacionada com a redução de custos resultante da desmaterialização dos processos de aprendizagem. Por outro lado, é também possível participar ativamente num planeta mais sustentável diminuindo o impacto ambiental associado a deslocações físicas e custos energéticos. Esta poupança é uma realidade também para os estudantes e formandos, que evitam assim algumas despesas.
Ainda que as modalidades de educação digital sejam normalmente associadas a um processo de aprendizagem feito de forma individual, a verdade é que as ferramentas digitais oferecem muitas possibilidades de colaboração. Para além de terem o potencial de aumentar a escala ao nível do número de estudantes, as soluções digitais incorporam ainda certas soluções que facilitam a partilha de ideias e o trabalho colaborativo.
Categorias
ArtigoEconomia e GestãoCategorias
ArtigoEconomia e GestãoCategorias
ArtigoHumanas e Políticas