Introdução à Segurança da Informação Classificada

Sabe como a informação sensível pode ser classificada? Conhece as medidas apropriadas para o seu manuseamento em segurança? Tem ideia das ações para a sua proteção em função do grau de classificação atribuído? Os desafios colocados à preservação e segurança da informação classificada nunca foram tão altos como na atualidade.

7 222 já inscritos | Disponível

Apresentação

A segurança da informação classificada engloba todas as áreas que contribuem para que esta seja manipulada, transferida, armazenada e destruída de acordo com os procedimentos corretos e em segurança.

O mundo digital e a facilidade crescente na partilha de informação, nomeadamente a que possa ser considerada como sigilo, colocam a atenção dada ao seu manuseamento num nível consideravelmente elevado.

O curso de Introdução à segurança da informação classificada pretende dar a conhecer, de forma atrativa, dinâmica e interativa, a importância da proteção e segurança da informação classificada, a quem trabalha de forma pessoal ou institucional, com matérias classificadas.

Mantenha a sua entidade ou organização segura!

Público-alvo

Todos os cidadãos nacionais ou estrangeiros que dominem a língua portuguesa e que prestem serviço em Organismos do Estado ou Empresas Portuguesas, que necessitam ou estejam interessados em conhecer os princípios básicos que regem a Segurança da Informação Classificada.

Destacam-se todos os trabalhadores em funções públicas ou de Estado, de forma a garantir a preservação da informação classificada, no âmbito do serviço público ou representativo que prestam em nome do Estado Português. Incluem-se ainda todos os representantes e colaboradores dos principais atores económicos, com destaque para as empresas do tecido industrial.

Objetivos de Aprendizagem

No final deste curso os participantes deverão:

  • Reconhecer, Identificar e Compreender os vários conceitos e procedimentos de Segurança e a sua aplicação na salvaguarda e proteção ao longo do ciclo de vida da Informação Classificada, desde a sua criação até à sua destruição, passando pelo manuseamento, transferência, comunicação e arquivo

Programa do curso

  • módulo 1: Introdução à Informação Classificada
  • módulo 2: Segurança do Pessoal
  • módulo 3: A Segurança Fisíca
  • módulo 4: Segurança da Informação
  • módulo 5: Segurança dos Sistemas de Informação e Comunicação
  • módulo 6: Segurança Industrial e Contratos Classificados

Carga horária

Estima-se um empenhamento máximo de 6 horas, mas cada participante poderá gerir o seu tempo de forma autónoma e flexível.

Certificado

  • Após a conclusão de todos os módulos, os participantes podem descarregar o respetivo certificado de conclusão. Para isso, será necessário responder a todas as avaliações no final de cada módulo e obter uma percentagem mínima de 80% de respostas corretas.
  • O curso confere ainda, após a sua conclusão, o preenchimento do requisito para a frequência das restantes formações ministradas sob a responsabilidade do Gabinete.

Ajuda

Para problemas técnicos que surjam, no momento em que está a utilizar a plataforma contacte:

Para assuntos relacionados com os conteúdos da formação, contacte: