Epigenética no Desenvolvimento e Hereditariedade

Desenvolva conhecimento na área da epigenética direcionado para as alterações epigenéticas globais que ocorrem durante o desenvolvimento embrionário e alterações epigenéticas associadas à Hereditariedade Epigenética Transgeracional.

458 já inscritos | Disponível

Apresentação

O curso de Epigenética no Desenvolvimento e Hereditariedade pretende desenvolver e aprofundar o conhecimento na área da epigenética, anteriormente abordado no curso de Introdução à Epigenética.

A Epigenética permite a diferenciação celular em células de tecidos com a mesma informação genética através da alteração hereditária de expressão de genes ou fenótipos que não envolvem alterações na sequência de DNA.

A reprogramação de marcas epigenéticas, incluindo o imprinting genómico, permitem o correto desenvolvimento do embrião e garantem a continuidade da descendência. No entanto, este processo representa também o maior obstáculo no conceito de Hereditariedade epigenética transgeracional.

Com este MOOC irá aprender as principais marcas e mecanismos epigenéticos associados à reprogramação epigenética e imprinting genómico, particularmente a metilação de DNA, e ainda reconhecer o potencial de modulação de marcas epigenéticas induzido por fatores ambientais com transmissão à descendência através da hereditariedade epigenética transgeracional.

O extraordinário potencial e aplicabilidade da epigenómica fomentam uma necessidade crescente de enquadrar esta área emergente da ciência no contexto do laboratorial clínico, para a qual, atualmente, a oferta de ações formativas é ainda diminuta.

Comece a sua formação com o Politécnico de Lisboa e descubra os processos-chave da epigenética.

Público-alvo

Licenciados das áreas das Tecnologias da Saúde, Enfermagem, Medicina, Ciências Farmacêuticas, Biologia e outras licenciaturas relacionadas com a temática do curso.

Objetivos de Aprendizagem

Após a realização deste curso vai ser capaz de:

  • Identificar as principais marcas epigenéticas associadas à reprogramação epigenética e imprinting genómicol;
  • Conhecer os principais mecanismos associados à reprogramação epigenética;
  • Descrever os principais mecanismos de imprinting genómico e marcas epigenéticas associadas;
  • Enquadrar o contributo Hereditariedade Epigenética Transgeracional no fenótipo.

Programa do curso

Módulo 0: Boas-vindas

Módulo 1: Reprogramação Epigenética.

Módulo 2: Imprinting genómico.

Módulo 3: Hereditariedade epigenética transgeracional.

Avaliação

A avaliação será desenvolvida com diferentes tipologias, designadamente quizzes de resposta única ou múltipla e recurso a atividades interativas.

Carga Horária

O Curso está organizado em 3 módulos, semanais, de aproximadamente 2 horas cada, num total de 6 horas.

Certificado

Para obter o certificado de participação será necessário responder a todos os momentos de avaliação e ter um aproveitamento igual ou superior a 85%.

Ajuda

Para problemas técnicos que surjam, no momento em que está a utilizar a plataforma contacte: