Categorias
Artigo05/12/2021
Mas ser Ninja é muito mais do que lutar, é dominar uma arte que nos permite tornar mais produtivos e organizados. Esta arte autodenomina-se “Ninjutsu” e vai torná-lo uma pessoa mais resiliente.
Aproveite o Dia Internacional do Ninja e fique a conhecer com a NAU como se transformar num/a guerreiro/a lendário/a e arrasar no seu dia-a-dia, seja em casa ou no trabalho:
Ninguém é perfeito, mas existe espaço para melhorarmos, crescermos e aprendermos todos os dias com as diversas situações com que nos deparamos. É preciso conhecermo-nos a nós próprios para enfrentarmos sem hesitações as nossas batalhas pessoais ou profissionais.
Tudo depende de uma boa autoanálise: Quais são os nossos pontos fortes e fracos? Onde já somos bons e onde precisamos melhorar? Um bom Ninja sabe quando atacar e retirar, por isso, aposte numa boa estratégia pessoal e seja qual for a sua atividade crie objetivos, defina metas e analise os resultados da sua semana ou do seu mês.
Há inúmeras sinergias entre as estratégias da arte Ninja e os comportamentos de um cidadão comum. O Ki ki oji, por exemplo, é um código Ninja que nos ensina ajamais subestimar ou superestimar as capacidades de um adversário, muito menos temê-lo devido à reputação que tem. Esta estratégia constrói em nós uma percepção do que podemos ou não fazer e mostra-nos que rebaixar ou denegrir outra pessoa não contribui para o autodesenvolvimento.
O autoconhecimento é o segredo para desenvolver as suas capacidades. Na NAU, o nosso parceiro IEFP acelera o seu crescimento pessoal e profissional. Venha descobrir esta entidade: https://www.nau.edu.pt/pt/entidades/administracao-publica/iefp/
Conselho Ninja: Utilize técnicas de respiração para ultrapassar as suas vulnerabilidades.
Um bom Ninja aprende a matéria que lhe é ensinada e replica-a, sem falhas, para depois melhorá-la e refazê-la. Com determinação e foco consegue sempre criar alternativas, novos caminhos e implementar novas ideias, num mundo em constante mudança. A inteligência emocional também é identificar um problema e saber como cobrir necessidades.
Um destes casos é o nosso parceiro SPEAK, uma Startup com a premissa de valorizar e potenciar a diversidade cultural através de tecnologia social. Trata-se de uma plataforma digital que promove o intercâmbio de idiomas e culturas entre pessoas que vivem na mesma cidade.
É um exemplo de como a tecnologia pode ajudar à integração social de migrantes. Conheça o SPEAK e a sua oferta formativa: https://www.nau.edu.pt/pt/entidades/privados/speak/
Conselho Ninja: Mantenha-se de espírito aberto e nunca subestime nada. Concentre-se na técnica e no seu conhecimento e faça o seu melhor! Simples.
As empresas também se relacionam com as estratégias Ninja porque têm de se adaptar ao mercado, ter soluções imediatas para necessidades e imprevistos, bem como saber analisar os fatores que ajudam e os que atrapalham a corrida para o sucesso.
Prepare-se. Escolha a sua ferramenta para estudar, nenhuma é insignificante. O Ninja domina qualquer arte e nunca perde de vista a sua vitória.
Quanto mais aprender mais saber terá, seja através de aulas presenciais, cursos online, livros, podcasts: tudo é conhecimento.
O nosso parceiro AMA tem 3 objetivos bem definidos: Colaborar, Simplificar e Inovar. Disponibiliza cursos que lhe permitem aprender a trabalhar em equipa, a adaptar-se ao teletrabalho e a criar conteúdo digital para qualquer pessoa: https://www.nau.edu.pt/pt/entidades/administracao-publica/ama-agencia-para-a-modernizacao-administrativa-i-p/
Conselho Ninja: Seja híbrido e utilize várias fontes de informação e conhecimento. Aprenda com outras pessoas e ofereça também um pouco do que sabe, mas sem nunca revelar os seus segredos.
Descubra a arte de ser Ninja e encontre o seu lado mais produtivo, organizado, resiliente, criativo e autoconfiante.
Categorias
ArtigoEconomia e GestãoCategorias
ArtigoEconomia e GestãoCategorias
ArtigoHumanas e Políticas