Dia do Enfermeiro: Celebre uma peça fundamental da luta contra a pandemia

Quarta-feira, 12 Maio 2021

Ao fim de mais de um ano de luta contra a Covid-19, foram muitos os sacrifícios. Para todos nós, esta realidade alterou de forma transversal todos os aspetos da vida e do dia-a-dia, trazendo mais limitações, menos segurança e mais incerteza quanto ao futuro. Porém, nenhuma outra comunidade teve de sacrificar tanto quanto a comunidade de saúde, nomeadamente os enfermeiros - peças fundamentais na luta contra este inimigo coletivo, que através de muito esforço, muitas horas extra e muita dedicação à causa, fazem o seu papel diariamente para ajudar a mitigar os impactos desta pandemia. Porém, outra característica que os profissionais de enfermagem demonstraram ao longo dos últimos tempos, que nem sempre é óbvia, mas que é fundamental, é a sua capacidade de adaptação.  A Covid-19 começou por ser um inimigo desconhecido, a abordagem ao tratamento das infeções foi mudando e foi-se adaptando e, ao longo de todo o processo, os enfermeiros foram acompanhando estas evoluções para adaptar e melhorar as suas abordagens, incansavelmente. Mais uma prova de valor de todos estes profissionais, que nunca baixaram os braços e que nunca desistiram de encontrar formas mais eficazes de acompanhamento e tratamento dos doentes.

Felizmente, neste esforço de melhoramento e de adaptação constante da abordagem à COVID-19, os enfermeiros estiveram longe de estar sozinhos. Muitas foram as entidades que trabalharam neste sentido, lado a lado com os enfermeiros, como é exemplo a Escola Superior de Enfermagem do Porto. Em parceria com a NAU, tirando partido de todo o potencial da plataforma NAU de ensino online para grandes audiências, a ESEP desenvolveu diferentes formações e cursos focados no desenvolvimento e na atualização profissional em contexto de pandemia Covid-19, como por exemplo o curso “ECare – COVID-19 – Programa de Atualização Profissional”, que ajudaram toda a comunidade de saúde a manter-se um passo à frente e a melhorar a resposta dada no terreno.

Uma parceria que tem ajudado a salvar vidas e a apoiar toda a comunidade de enfermagem, que continuará a dar frutos no futuro através de novas ações formativas.

Celebre connosco este Dia do Enfermeiro e todo o trabalho desenvolvido na luta contra a pandemia, e conheça também todos os cursos e formações de apoio a esta área, aqui: https://www.nau.edu.pt/pt/tag/saude/