O Programa AP Digital é um programa de formação gratuito dirigido aos trabalhadores da Administração Pública que querem adquirir ou aprofundar as suas competências digitais, para beneficiar das vantagens das novas tecnologias no dia-a-dia da sua vida profissional e pessoal.
É uma iniciativa do Instituto Nacional de Administração, I.P. (INA, I.P.) no âmbito do Programa Infoexclusão Zero, apoiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
Objetivos
- Dar oportunidade a todos os trabalhadores em funções públicas de poderem adquirir e/ou consolidar competências digitais essenciais
- Apoiar os trabalhadores em funções públicas que querem preparar a sua transformação digital e aproveitar as vantagens e os benefícios das tecnologias digitais
- Contribuir para uma Administração Pública mais digital, inclusiva e coesa
Percurso Formativo
O percurso formativo proposto é composto por 16 cursos que abordam 16 competências digitais no âmbito de 4 temas fundamentais numa sociedade digital:
- Pesquisar, analisar e organizar conteúdos digitais
- Comunicar e interagir através de tecnologias digitais
- Criar e editar conteúdos digitais
- Proteger dispositivos e dados pessoais e identificar riscos para a saúde e o meio ambiente
Os cursos podem ser realizados pela ordem de preferência dos formandos, sendo que cada curso dá direito a um certificado.
Carga Horária
Os cursos têm uma carga horária que varia entre as 5 e as 8 horas.
Cada tema tem uma duração de 25 horas e o percurso completo totaliza 100 horas de aprendizagem.
Quem pode participar
Podem inscrever-se neste percurso formativo todos os trabalhadores em funções públicas e estagiários do programa EstágiAP XXI.
Nota: de acordo com as normas previstas no PRR, os cursos só poderão ter como participantes trabalhadores da Administração Pública, sendo necessário que o email associado à conta da NAU seja um email institucional. Saiba mais aqui: https://bit.ly/INA-FAQs-NAU.
É uma iniciativa do Instituto Nacional de Administração, I.P. (INA, I.P.) no âmbito do Programa AP Digital 4.0 – Ferramentas de Produtividade e Tecnologias Emergentes e Gestão, apoiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).